XXIV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

Jornadas

Data:  De 20 a 22 de abril.

Local: Auditório municipal do Cinema Charlot e  Escola Secundária du Bocage - Setúbal. 

Descrição: Este encontro, de âmbito nacional, é promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), contando, este ano, com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal e do Instituto das Comunidades Educativas (ICE).

Com o tema “Património natural e cultural: reavivar e reforçar o bem comum”, as jornadas contarão com conferências, comunicações orais, apresentação de posters, painéis, oficinas e saídas de campo. Estas Jornadas contam, também, com a presença de convidados nacionais e internacionais, especialmente do espaço Lusófono e Galiza.

Destinatários:Professores dos diferentes níveis de ensino e Educadores de Infância, Educadores Ambientais, Estudantes, Técnicos de ONG e Autarquias, Investigadores, Actores Políticos, Jovens e Público em Geral. 

Eixos Temáticos:

Eixo 1 – Educação Ambiental em equipamentos e espaços naturais; 

Eixo 2 – Educação Ambiental em espaço rural e ecoaldeias; 

Eixo 3 – Educação Ambiental nas comunidades educativas, juventude e voluntariado; 

Eixo 4 – Educação Ambiental na valorização dos saberes tradicionais, manifestações culturais-artísticas e património cultural material e imaterial.

Objetivos

  • Actualizar o conhecimento sobre os diversos temas socioambientais e de políticas públicas em educação ambiental;
  • Debater assuntos sociais, ambientais, económicos e políticos relacionados com a conservação e valorização do património natural e cultural;
  • Conhecer os âmbitos de participação das instituições públicas, das empresas e da sociedade civil nas políticas públicas locais, na promoção e valorização do património natural e cultural;
  • Facilitar a participação dos jovens no acesso à informação actualizada e na defesa do ambiente e da cultura;
  • Divulgar projectos e actividades de investigação, inovação e desenvolvimento em Educação Ambiental;
  • Promover a troca de experiências, aprendizagens e boas práticas visando a cooperação em Educação Ambiental a nível nacional e internacional.

 

As XXIV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental possuem um website com as informações úteis, as actualizações do programa e os formulários online para preenchimento e submissão das inscrições e resumos de comunicações. Para aceder, clique aqui