CARTA DA TERRA
A Carta da Terra é uma declaração que refere os princípios que se julgam ser fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável para o século XXI, procurando envolver todos os países no sentido de uma interdependência global e da responsabilidade compartilhada pelo bem-estar da família humana e do planeta em geral.
O documento abrange uma visão ética e inclusiva, reconhecendo a proteção ambiental, os direitos humanos, o desenvolvimento humano equitativo e a paz como sendo interdependentes e inseparáveis. Esta visão fornece um novo paradigma de pensamento sobre estas temáticas e a forma de abordá-las, resultando num novo conceito mais amplo sobre os elementos que constituem uma comunidade sustentável.
Recentemente, a 40ª Conferência Geral da UNESCO adotou uma resolução que reafirma a importância da Carta da Terra como marco ético para sociedades comprometidas com a justiça ambiental e social, onde os Estados Membros foram incentivados no sentido de utilizarem a Carta da Terra, em particular na implementação da agenda da EDS2030.
A ASPEA, enquanto Ponto Focal da Carta da Terra em Portugal, desenvolve uma série de ações e atividades com o objetivo de divulgar o documento, procurando edificar sinergias junto dos professores e comunidade educativa, no sentido de contribuir para a formação de indivíduos assentes nos princípios e valores da Carta da Terra.
Junte-se à ASPEA e adote a Carta da Terra! Saiba mais em www.earthcharter.org.
LET´S TAKE CARE OF THE PLANET
ASPEA participa no desfile “Aveiro Moda” com roupas originais, recorrendo à reutilização de papel, cartão e embalagens.
No âmbito de uma parceria com a Associação Comercial de Aveiro, este ano, pela primeira vez, a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, irá apresentar algumas roupas e acessórios de moda recorrendo à reutilização de papel, cartão, embalagens e caricas.
JORNADAS ARTE E AMBIENTE
As Jornadas de Art’ Ambiente pretendem constituir uma base importante de trabalho multidisciplinar, onde se procura promover práticas de educação ambiental para a sustentabilidade, através das diferentes expressões criativas.
As actividades das Jornadas são desenvolvidas a partir da criatividade, enquanto elemento multidisciplinar, e das diversas formas de expressão na área das artes visuais, da pintura, da escultura, da ciência e da paisagem.
Procura-se potenciar a educação global entendida como desenvolvimento individual e colectivo de inteligências, destrezas e valores culturais com utilização interdisciplinar das artes e da sua articulação com outros campos como a Educação para a Cidadania, a Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, a Educação para os Valores, a Educação para a Paz, Educação do Consumidor…
Também importante é a dimensão ambiental, a da redução no consumo de recursos, da reutilização de resíduos vários, desde o papel ao plástico, para além dos resíduos naturais constituindo-se como excelentes recursos pedagógicos, para o fomento de atitudes de poupança, de preocupação com o ambiente e a assunção de estilos de vida individuais e colectivos mais responsáveis.
As Jornadas Art´Ambiente organizadas até agora foram:
V Jornadas ArtÁmbiente: Resgatar Tradições (2015, Horta)
IV Jornadas ArtÁmbiente: Cinema Ambiental (2014, Seia)
III Jornadas ArtÁmbiente: Contributps para a Educação Ambiental ( 2013, Parque Biológico de Gaia)
II Jornadas ArtÁmbiente: Contributps para a Educação Ambiental ( 2012, Aveiro)
I Jornadas ArtÁmbiente: Contributps para a Educação Ambiental ( 2011, PN São Mamede)
Conhecer

Desta forma, os grupos passam a conhecer a estrutura de um rio/ribeira desde a nascente até à foz ou com grande pormenor os seus 500 metros adotados, analisando as várias temáticas associadas como a fauna, flora, tradições, histórias, contos, lendas, instituições, pessoas.
O Projeto Rios pretende que as pessoas tenham uma relação de proximidade diferente com os rios, em especial com aqueles que já estão a ser adotados pelos grupos inscritos e, dessa forma, aumentar o conhecimento sobre os rios de Portugal.





Realizaram-se inúmeras atividades onde se destacam as palestras pelo país, acompanhamento de saídas de campo, formação de monitores, o Encontro Nacional do Projeto Rios, a Ação de Rios de Portugal em Movimentos onde se realizaram varias atividades de divulgação e melhoria dos rios adotados com envolvimento ativo de cidadãos.
Pelo sucesso da sua implementação foi reconhecido por vários Galardões e Prémios onde se destaca: 2010 -Dragona Ibérica atribuída, pela Fundação Nova Cultura do Água; 2012 - ies+ Porto atribuída pelo Instituto em Empreendedorismo social; 2012 - Menção Honrosa do Prémio Nacional de Ambiente "Fernando Pereira", atribuído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA); 2013 prémio vencedor do Green Project Awards "CATEGORIA INICIATIVA DE MOBILIZAÇÃO SIC NOTÍCIAS";
Pretende-se contribuir para um mundo melhor, formar novas mentalidades, indutoras de comportamentos favoráveis ao desenvolvimento sustentado, quer da população em geral quer das autoridades de decisão política, para a melhoria das zonas ribeirinhas e, assim, cooperar para a concretização dos princípios dos direitos do Homem.
Conheça todas as iniciativas do Projeto Rios e venha ajudar a melhorar a qualidade dos nossos rios em Portugal.
PROJETO RIOS... UNE PESSOAS EM VOLTA DOS RIOS
ATIVIDADES
ENCONTROS NACIONAIS DO PROJETO RIOS
O Projeto Rios todos os anos tem vindo a proporcionar aos grupos interessados, a possibilidade de darem a conhecer o trabalho realizado no troço adotado. Esta é a grande vantagem dos Encontros Nacionais, pois conseguimos mostrar exemplos positivos de grupos que se preocupam com os rios.
Os Encontros Nacionais são compostos por momentos de palestras, apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos grupos sobre o troço adotado, apresentação de uma peça de teatro/musica/dança desenvolvida pelos grupos, oficinas didáticas, uma marcha em defesa dos rios, finalizando com a entrega de prémios. Todas estas atividades têm como pano de fundo os rios.
Estes encontros são abertos a todos e servem, para muitos grupos, como “guião” para perceber que tipo de atividades podem desenvolver em torno do próprio troço adotado.
1º Encontro Nacional do Projeto Rios
No 1º ano, o Projeto Rios comemorou, juntamente com a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o Encontro Nacional do Projeto Rios.
2º Encontro Nacional do Projeto Rios - 2010
Em Viana de Castelo, juntámos cerca de 250 pessoas que gritaram algumas frases em defesa do Rio Lima.
3º Encontro Nacional do Projeto Rios - 2011
Em Leiria, juntámos cerca de 150 pessoas que gritaram algumas frases em defesa do Rio Lis.
4º Encontro Nacional do Projeto Rios - 2012
No Porto, juntámos cerca de 150 pessoas que gritaram algumas frases em defesa do Rio Douro.
5º Encontro Nacional do Projeto Rios - 2013
Em defesa do Rio Tinto.
ENCONTROS NACIONAIS DE MONITORES DO PROJETO RIOS
O Projeto Rios, ano após ano, tem criado um encontro entre Monitores do Projecto Rios, de forma a permitir trocas de experiências de trabalho, bem como tirar dúvidas quanto à organização de grupos em saídas de campo e melhorar em alguns aspetos.
Os encontros ocorrem durante dois dias durante os quais os monitores beneficiam de um maravilhoso convívio, assistem a trabalhos elaborados por outros monitores, participam em workshops ligados à temática da água, realizam caminhadas, sempre com muita diversão à mistura.
1º Encontro Nacional de Monitores do Projeto Rios - 2010
2º Encontro Nacional de Monitores do Projeto Rios - 2011
3º Encontro Nacional de Monitores do Projeto Rios - 2013
(Em construção)
CONTACTOS
913 563 158 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Núcleo ASPEA Aveiro - Projeto Rios
Rua Manuel Firmino, nº 52 - 6º AL
3800-213 Aveiro
CURSOS
Entre a sede da CIM Cávado, as salas do Museu do Santuário de Nossa Senhora da Abadia e o Ribeiro da Abadia, os participantes poderão conhecer a metodologia do Projeto, aplicar a Ficha de Campo e desfrutar do cenário idílico de toda a região.
Inscrições obrigatórias até 8 de junho em: https://goo.gl/forms/tYw7JIyHfhB80rUF3
Custo: 60€
11 de junho - Sede da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) - Rua do Carmo, 29; 4700-309 Braga
Coordenadas GPS: 41,553434, -8,425692