ASPEA alarga projeto "Vamos cuidar do planeta!" a várias regiões do país

European Rivers Summit 2021

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), no ano letivo 2020/2021, alarga o projeto Vamos Cuidar do Planeta às regiões onde se encontram os seus núcleos regionais, como é o caso da região de Aveiro, Braga, Bragança, Viseu e Região Autónoma dos Açores.

Este projeto, financiado pelo Fundo EEA Grants operado, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, no âmbito do Programa “Cidadãos Ativos”, tem como objetivo geral “reforçar a cultura democrática e a consciência cívica dos jovens em idade escolar, através da implementação da metodologia do projeto europeu Let´s take care of the planet!“.

Através da articulação entre departamentos curriculares e a área da educação para a cidadania a ASPEA tem como objetivo “fortalecer as capacidades de ação dos jovens em idade escolar”, aumentando as suas competências de liderança e comunicação, ou influenciar as políticas públicas através do envolvimento direto dos jovens nos processos de decisão, numa perspetiva de construção de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas.

Este projeto que iniciou em abril de 2019 e decorrerá até setembro de 2021 envolveu, no primeiro ano de implementação piloto, 27 agrupamentos, 32 escolas e mais de 800 alunos pertencentes a cinco Centros de Formação de Associação de Escolas das regiões de Azambuja, Benavente, Santarém, Torres Novas e Tomar, com quem se desenvolveram várias ações do projeto, nomeadamente: capacitação de técnicos, preparação de materiais e recursos pedagógicos, ações de comunicação, formação de professores e levantamento de temas ambientais prioritários para serem tratados pelos alunos e escolas.

A ASPEA propôs dois desafios virtuais aos alunos a serem trabalhados em família, para que mantivessem a sua ligação ao projeto, entre abril e junho de 2020. Segundo esta associação, os alunos participaram nos desafios, sobretudo no segundo desafio, que “constituía uma reflexão sobre a realidade que enfrentamos e os comportamentos que os alunos adquiriram neste período que consideram ter um impacte positivo no ambiente e na sua comunidade”.

A formação acreditada de professores do projeto, com o título: “Cultura democrática e consciência cívica nos jovens através do projeto Vamos Cuidar do Planeta!” irá replicar-se com os novos professores que venham a aderir ao projeto e será realizada na modalidade de oficina de formação com 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo. Nas sessões presenciais os conteúdos são abordados seguindo metodologias ativas, desde a análise de estudos de caso, dinâmica de World Café, leituras críticas e discussões orientadas.

O trabalho autónomo dos professores, de 25 horas, implica as seguintes atividades: apresentação do projeto à comunidade escolar e aos alunos; desenvolvimento das diferentes fases do projeto na escola; organização de uma conferência escolar e elaboração de um relatório individual de reflexão crítica sobre a formação.

A ASPEA acredita ter uma boa adesão de escolas e professores, estando prevista a apresentação do projeto durante este mês de julho.

Acompanhe o projeto em:

vamoscuidardoplaneta.wixsite.com/vcdp

situs togel online judi bola terpercaya situs togel 4d jarisakti138 spinbet138 mekar77 spinbet138 alternatif login jarisakti138 mekar77 login bandar togel toto agen toto togel situs toto togel 4d toto 4d togel terpercaya situs togel slot pasti dibayar menang slot dibayar slot jamin dibayar bandar toto togel menang pasti dibayar abutogel daftar slot gacor