Sessão de Abertura da Conferência Nacional de Jovens "Vamos Cuidar do Planeta!"

Conferência Nacional de Jvens VCP

Nos dias 4 e 5 de junho, dezenas de jovens e professores reúnem-se em Oeiras para participar na Conferência Nacional de Jovens, organizada pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental no âmbito do projeto “Vamos cuidar do planeta! Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo”.

A Sessão de Abertura decorreu no Auditório do INATEL de Oeiras às 11h30, e contou com um painel em que estiveram presentes Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA; Carolina Varela, Gestora da VCP; Professora Chrisy Rapanta, da Universidade Nova de Lisboa; Eulália Alexandre, representante da Direção-Geral da Educação; José Manuel Alho, do CCDR LVT; e Augusto Serrano, da Agência Portuguesa do Ambiente. Eduarda Marques, do Instituto Português do Desporto e Juventude, deixou também uma palavra de apreço e votos de bom trabalho através de um testemunho em vídeo.

A participação nesta Conferência, bem como todo o trabalho que a antecedeu, concedeu aos jovens representantes das escolas dos concelhos de Azambuja, Benavente, Santarém e Tomar o espaço, tempo e oportunidade de partilharem as suas preocupações e ideias com os seus pares, professores, investigadores, representantes políticos e outros membros da sociedade civil. Os alunos e alunas estiveram em representação de cerca de 3600 estudantes, cultivando, simultaneamente, a consciencialização ambiental daqueles que os rodeiam e a participação democrática em idade escolar, demonstrando que a camada jovem está interessada nos assuntos que a si dizem respeito e disposta a agir.

As intervenções, por parte dos membros do painel, trouxeram a relevo a importância da presença das instituições nos momentos de discussão e reflexão com jovens, como forma de manter o contacto com aquela que é a sua realidade. A discussão espelhou não só a preocupação ambiental, que uniu várias gerações num debate profícuo, mas também a valorização do processo democrático e o impulsionar da participação cívica dentro e fora das salas de aula.

Assente ficou a urgência de assumir responsabilidade pelo planeta, principalmente em termos de representação pública e política relacionada com as questões ambientais, e a importância de passar as reivindicações e posições dos jovens aos decisores políticos para a construção de uma política ambiental participada e democrática. Valorizar a voz dos jovens e incluí-los na construção de soluções é fulcral para construir uma sociedade sustentável e justa, e isso implica mais do que ouvir o que têm a dizer.

Para que as exigências aliadas aos seus projetos vão avante, estabeleceu-se que os jovens devem exigir um compromisso por parte dos seus representantes e decisores políticos e pugnar por uma monitorização da materialização e concretização da mudança que querem ver nas suas escolas e comunidades. Como referiu José Manuel Alho, na sua intervenção, os “desafios ambientais e de sustentabilidade são uma maratona” e este é o momento de passar o testemunho às gerações mais novas.

A Sessão de Abertura termina com os seus intervenientes cientes de que defender o ambiente é defender os direitos humanos e, como bons estafetas que são, os jovens estão na linha da frente.

situs togel online judi bola terpercaya situs togel 4d jarisakti138 spinbet138 mekar77 spinbet138 alternatif login jarisakti138 mekar77 login bandar togel toto agen toto togel situs toto togel 4d toto 4d togel terpercaya situs togel slot pasti dibayar menang slot dibayar slot jamin dibayar bandar toto togel menang pasti dibayar abutogel daftar slot gacor