situs togel resmi

Estamos mais próximos das populações nas aldeias do Parque Natural de Montesinho

Núcleo de Bragança

Estamos, agora, mais próximos das populações que vivem nas aldeias do Parque Natural de Montesinho, com a nova sede do núcleo de Bragança, na aldeia de Vilarinho. A partir de agora, quem pretender visitar o Parque Natural de Montesinho, tem acesso a uma estrutura de apoio a visitas de grupos e famílias no parque ou à organização de eventos de teambuilding para empresas.

O novo espaço, inaugurado no passado dia 3 de fevereiro, vai permitir envolver a população das aldeias, dentro e fora do Parque Natural de Montesinho, em atividades e eventos que valorizem a participação pública num clima da partilha e valorização do património, seja natural, cultural, etnográfico ou gastronómico.

“A atuação neste território numa perspetiva de proximidade irá trazer, acreditamos, bons resultados no que respeita à preservação ambiental e reforço da literacia ambiental da população, aspetos importantes numa sociedade promotora de sociedades ambientalmente responsáveis”, antecipa o presidente do núcleo, Paulo Mafra.

“Com o novo espaço e equipa renovada serão garantidos o envolvimento da Associação com a população em espaço rural e a promoção do património deste território cada vez mais despovoado e envelhecido”, considera o também investigador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

O Plano de Ação de 2024 tem como objetivo a revitalização da população em espaço rural, através da valorização do património natural, cultural, etnográfico e gastronómico. O envolvimento da população na divulgação o seu próprio património é algo que, indiretamente, traz contributos para uma melhoria da qualidade de vida e reforça a identidade do lugar a que pertencem.

Evento de inauguração da sede

A inauguração da nova sede contou com a presença de cerca de 50 participantes, dos quais o nosso Presidente da Direção Nacional, Joaquim Ramos Pinto, assim como elementos de vários núcleos (Lisboa, Aveiro e Porto).

O evento contou ainda com a realização do percurso pedestre interpretativo do Ornal, com início e fim na aldeia de Vilarinho, que envolveu 30 pessoas. O percurso realizado inseriu-se numa iniciativa do programa de caminhadas Green Walk, com creditação para professores do ensino básico e secundário.

Agradecemos aos parceiros estratégicos que colaboraram neste evento e no Plano de Atividades do Núcleo de Bragança, nomeadamente a comissão de festas de Santo Amaro, a junta de freguesia de Espinhosela, assim como a Comissão de Baldios, por acreditarem neste projeto que está a renascer e pretende dinamizar esta região.

Desde a criação do núcleo de Bragança, em 2016, na Freguesia de Mós, já foram realizadas diversas atividades:

  • apresentação de projetos de divulgação da fauna selvagem;
  • percursos pedestres interpretativos (diurnos e noturnos);
  • ações de formação sobre primeiros socorros direcionada à população idosa;
  • ações de divulgação de formas de combate a pragas emergentes que atacam, por exemplo, os castanheiros e a sua relação com a problemática das alterações climáticas;
  • ações com escolas do ensino básico e ensino superior;
  • participação na organização e gestão do evento comemorativo do Dia da Árvore.
jasa kirim mobil