Estamos mais próximos das populações nas aldeias do Parque Natural de Montesinho
Estamos, agora, mais próximos das populações que vivem nas aldeias do Parque Natural de Montesinho, com a nova sede do núcleo de Bragança, na aldeia de Vilarinho. A partir de agora, quem pretender visitar o Parque Natural de Montesinho, tem acesso a uma estrutura de apoio a visitas de grupos e famílias no parque ou à organização de eventos de teambuilding para empresas.
O novo espaço, inaugurado no passado dia 3 de fevereiro, vai permitir envolver a população das aldeias, dentro e fora do Parque Natural de Montesinho, em atividades e eventos que valorizem a participação pública num clima da partilha e valorização do património, seja natural, cultural, etnográfico ou gastronómico.
“A atuação neste território numa perspetiva de proximidade irá trazer, acreditamos, bons resultados no que respeita à preservação ambiental e reforço da literacia ambiental da população, aspetos importantes numa sociedade promotora de sociedades ambientalmente responsáveis”, antecipa o presidente do núcleo, Paulo Mafra.
“Com o novo espaço e equipa renovada serão garantidos o envolvimento da Associação com a população em espaço rural e a promoção do património deste território cada vez mais despovoado e envelhecido”, considera o também investigador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
O Plano de Ação de 2024 tem como objetivo a revitalização da população em espaço rural, através da valorização do património natural, cultural, etnográfico e gastronómico. O envolvimento da população na divulgação o seu próprio património é algo que, indiretamente, traz contributos para uma melhoria da qualidade de vida e reforça a identidade do lugar a que pertencem.
Evento de inauguração da sede
A inauguração da nova sede contou com a presença de cerca de 50 participantes, dos quais o nosso Presidente da Direção Nacional, Joaquim Ramos Pinto, assim como elementos de vários núcleos (Lisboa, Aveiro e Porto).
O evento contou ainda com a realização do percurso pedestre interpretativo do Ornal, com início e fim na aldeia de Vilarinho, que envolveu 30 pessoas. O percurso realizado inseriu-se numa iniciativa do programa de caminhadas Green Walk, com creditação para professores do ensino básico e secundário.
Agradecemos aos parceiros estratégicos que colaboraram neste evento e no Plano de Atividades do Núcleo de Bragança, nomeadamente a comissão de festas de Santo Amaro, a junta de freguesia de Espinhosela, assim como a Comissão de Baldios, por acreditarem neste projeto que está a renascer e pretende dinamizar esta região.
Desde a criação do núcleo de Bragança, em 2016, na Freguesia de Mós, já foram realizadas diversas atividades:
- apresentação de projetos de divulgação da fauna selvagem;
- percursos pedestres interpretativos (diurnos e noturnos);
- ações de formação sobre primeiros socorros direcionada à população idosa;
- ações de divulgação de formas de combate a pragas emergentes que atacam, por exemplo, os castanheiros e a sua relação com a problemática das alterações climáticas;
- ações com escolas do ensino básico e ensino superior;
- participação na organização e gestão do evento comemorativo do Dia da Árvore.