Carta da Terra em destaque nas Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental
A ASPEA, como Ponto Focal da Carta da Terra em Portugal, apresentou, no espaço de exposição das XXX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, trabalhos com os 16 pontos que constam na Carta, que foram elaborados por alunos de escolas açorianas. Foi ainda exposto o jogo da Carta da Terra, assim como a bandeira criada no âmbito do projeto KEYS – Rede Carta da Terra no espaço europeu.
A Carta da Terra esteve ainda presente na oficina pedagógica denominada “Carta da Terra/Projeto KEYS: ver, conhecer e representar uma árvore”. A oficina teve como objetivo observar as diferenças, na forma global, nos elementos que constituem as árvores. Foi apresentada, nesse sentido, a metodologia de trabalho usada com estudantes do 2º. Ciclo na Escola D. Pedro II, do Agrupamento de Escolas da Moita.
O projeto KEYS une a ASPEA a parceiros da rede Internacional da Carta da Terra na Alemanha e Países Baixos, com o objetivo de fornecer ferramentas a educadores, com base na Carta da Terra, de forma a dar resposta à insegurança e frustração da juventude europeia no que diz respeito à crise global e, em particular, à crise climática.
O evento contou com o apoio da GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), Associação PATO (Associação de Defesa do Paul de Tornada), QUERCUS, LPN (Liga para a Proteção da Natureza), SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), SPECO (Sociedade Portuguesa de Ecologia), Geoparque do Oeste, Águas do Tejo Atlântico e com cofinanciamento do programa Erasmus+.