O Projeto

Projeto EduMar

O projeto EduMar visa contribuir para a literacia científica marinha e para a consciencialização e capacitação de professores e alunos para uma utilização correta e sustentável dos recursos marinhos e das zonas costeiras. Estas premissas serão alcançadas através de ações de formação e de sensibilização ambiental que incidem em três problemáticas principais: o impacto dos resíduos de plástico na vida marinha, o consumo de pescado, a sobrepesca e o tamanho mínimo de captura do pescado e, também, o impacto do turismo e do lazer nas zonas costeiras.

 

Objetivos gerais

  • Contribuir para a valorização dos recursos marinhos endógenos;
  • Contribuir para a preservação de espécies marinhas e de habitats marinhos ameaçados;
  • Promover o empreendedorismo na economia azul;
  • Promover o consumo sustentável de pescado;
  • Contribuir para uma melhoria da literacia científica marinha;
  • Contribuir para práticas de turismo mais sustentáveis;
  • Contribuir para o uso sustentável das praias em época balnear.

 

Objetivos específicos:

  • Capacitar docentes para o ensino dinâmico e experimental na área das ciências marinhas;
  • Contribuir para a implementação de projetos de educação ambiental sobre os recursos marinhos nas escolas da Ericeira e Cascais;
  • Aproximar as populações das atividades ligadas ao mar e aos atores que a estas se dedicam;
  • Contribuir para a inovação na gastronomia do pescado utilizando espécies não ameaçadas e habitualmente de menor valor comercial;
  • Promover um melhor conhecimento sobre as artes de pesca e sobre o pescado;
  • Contribuir para melhorar a deposição seletiva de resíduos nas praias;
  • Contribuir para redução do uso de plástico;
  • Promover o uso sustentável da zona intertidal, por banhistas e surfistas.

 

Parcerias firmadas

 

Formação de professores

Entre fevereiro de 2022 e abril de 2022, a ASPEA levará a cabo 2 ações de formação para dois grupos de 25 formandos professores que lecionem na Ericeira e em Cascais. A formação terá uma componente prática forte e para além da transmissão de conhecimentos sobre literacia marinha e sustentabilidade dos Oceanos, apostará no capacitação para a utilização de metodologias inovadoras em sala de aula e no ensino fora de portas. A formação em regime B-Learning será acreditada por uma entidade parceria com quem a ASPEA trabalha regularmente e terá 25h de componente prática incluindo trabalho autónomo e 25h de componente teórica. Caso as condições de pandemia se mantenham e não seja possível o trabalho presencial nos moldes estipulados, haverá possibilidade de se realizar a formação on-line.

Espera-se que a ação de formação culmine com a apresentação de uma exposição de posters sobre o trabalho realizado e que os professores desenvolvam projetos com os seus alunos no âmbito dos temas abordados.

 

Ação de Educação Ambiental nas escolas de 1º e 2º ciclo na Ericeira e em Cascais

As sessões de educação ambiental propostas para o 1º e 2º ciclos incidem sobre a problemática do lixo marinho. O trabalho a desenvolver será dirigido a 5 turmas da Ericeira e a 5 turmas de Cascais (Estoril) e compreende a participação em 4 ações distintas: sessão teórico-prática de enquadramento da problemática, sessão prática com jogos e atividades dinâmicas, limpeza de praia e observação da biodiversidade marinha na zona da Ericeira e do Estoril, realização de peças de arte com lixo marinho acompanhado pelos artistas da Skeleton Sea e a culminar a realização de uma exposição com apresentação do trabalho realizado. No total espera-se que esta campanha tenha um impacto positivo nos participantes e que contribua para uma melhoria do seu comportamento em relação ao uso de plástico, assim como das suas famílias. O facto da campanha ser composta por 4 / 5 momentos confere um carácter de continuidade que torna a ação mais efetiva, em vez de um acontecimento pontual inconsequente. Espera-se abranger alunos e os respetivos professores. Cada sessão tem a duração de cerca de 90 min.

 

Ação de Educação Ambiental e Literacia marinha para alunos do 3º ciclo e secundário

Para esta faixa etária propõe-se abordar a questão do consumo sustentável do pescado, a valorização dos recursos endógenos e empreendedorismo no setor das atividades relacionadas com o mar. A ação é dirigida a 5 turmas da Ericeira e 5 turmas de Cascais, os quais, à semelhança da ação anterior, irão participar em 4 sessões que culminam com um evento que será um showcooking. Inicia-se com uma sessão teórica que enquadra o tema, segue-se uma sessão prática com atividades dinâmicas de jogo e role play ao que se segue uma visita de estudo à Lota de Cascais e/ou ao mercado. A última sessão contará com a presença de um chef para elaboração de ementas inovadoras e sustentáveis. A ação culmina com um evento de showcooking aberto à comunidade. Espera-se que participem nesta ação 250 alunos e respetivos professores. O carácter contínuo do projeto irá contribuir para um maior envolvimento dos particpantes. As sessões terão a duração de 90 min.

 

Ação de Sensibilização Ambiental nas Praias

Esta ação é dirigida a crianças que frequentem as atividades nas férias escolares (colónia de férias) e aborda o tema dos uso sustentável das zonas costeiras, com especial destaque para as praias. Dar-se-á especial destaque ao problema da pressão da pesca lúdica local, sobretudo na época da Páscoa, à questão do lixo à beira mar muitas vezes resultante da utilização das praias e das esplanadas ou mesmo da atividade piscatória. Será ainda abordada a questão do pisoteio das dunas e da circulação condicionada em zonas de nidificação. Outro dos assuntos abordados será a pressão sobre as poças de maré que prejudica a biodiversidade e é muitas vezes originada pelo pisoteio de surfistas e famílias de banhistas. Esta ação contará com um total de 15 sessões nos meses de junho, julho e agosto 2022 e contará com a produção de material gráfico (cartazes) de sensibilização.

 

Contactos

  • Rute Candeias - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 917725262
  • Joana Mota - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 217724827

Projeto EduMar

jasa kirim mobil