És apaixonado por jornalismo? Lançámos um estágio em mobilidade destinado a jovens
O projeto europeu XQ.EUJOY, realizado em parceria com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, está à procura de jovens portugueses entre os 18 e 25 anos, com uma paixão por jornalismo que queiram participar num estágio de uma semana em Itália ou Espanha. Vão ser atribuídas nove bolsas de estágio (três para jovens portugueses) que incluem a viagem, alojamento e um subsídio de subsistência diária. O período de candidaturas termina a 15 de junho de 2024.
Os selecionados vão ter acesso a um estágio teórico e prático, no qual vão ter oportunidade de realizar investigações jornalísticas, artigos, reportagens de rádio ou reportagens de televisão em tópicos relacionados com a emergência climática, a transição ecológica, o jornalismo de dados, os direitos humanos e sobre o papel que a inteligência artificial pode desempenhar nesses assuntos.
Os participantes vão ter também acesso a um curso exclusivo online dedicado ao jornalismo de dados.
As candidaturas implicam a submissão de uma carta de motivação em inglês e português que responde à questão: “Como pode o jornalismo melhorar a participação dos jovens na vida política europeia? Como pode o jornalismo reduzir a abstenção eleitoral na Europeia ao mesmo tempo que cria eleitores mais conscientes e reduz o impacto das notícias falsas nos processos eleitorais?”.
Para saber mais informações, consulta o link. As candidaturas devem ser submetidas aqui.
Sobre o XQ - THE NEWS
O XQ - THE NEWS é um portal transnacional único que promove a inovação, a mobilidade e a cooperação cultural à escala europeia através de conteúdos escritos, audiovisuais e interativos exclusivos em inglês, espanhol, catalão, italiano e português.
A plataforma conta com o apoio da Comissão da União Europeia e faz parte do projeto XQ.EUJOY, coordenado pela Editorial Octaedro. O objetivo do projeto é criar ferramentas jornalísticas e pedagógicas para compreender a atualidade e transmitir os valores democráticos, a cidadania, a solidariedade e o envolvimento na defesa dos direitos humanos através de uma interpretação cuidada e responsável das notícias.
A ligação entre jornalismo e educação está no centro do projeto. Por isso, reúne entidades como a Fundación Periodismo Plural, a Editorial Octaedro, a Dataninja, a Idea Dinámica e a ASPEA.
Sobre a ASPEA
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), fundada em 1990, que conta já com 33 anos de experiência na sensibilização ambiental, formação e capacitação, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas de Educação Ambiental em diversas temáticas do ambiente e sustentabilidade, para um vasto leque de públicos.
A ASPEA tem a sua sede em Lisboa e núcleos em Aveiro, Braga, Bragança, Viseu e Açores com equipas na coordenação de projetos Nacionais financiados pelo Fundo Ambiental e autarquias, e outros internacionais no âmbito de programas financiados pelo ERASMUS+, LIFE, EEA Grants e Fundo Especial da CPLP.
Coordena ações de formação acreditadas para professores e para a população em geral, organiza Conferências Nacionais (Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, Jornadas de Art'Ambiente, etc.) e internacionais como o Congresso Lusófono de Educação Ambiental, e é membro afiliado das seguintes redes internacionais: Rede Lusófona de Educação Ambiental, Ponto Focal Carta da Terra, Fundação Caretakers of the Environment e Rede Let's take care of the Planet. A ASPEA faz parte do grupo de Observadores Consultivos da CPLP.
Coordena o grupo da Agência Jovem de Notícias em Portugal e, desde 2017, realiza um programa de voluntariado ambiental mensal para o público em geral e também ações de RSC para empresas.