XXVI Jornadas de Educação Ambiental - Oficinas Pedagógicas

Oficinas_Pedagógicas

No dia 7 de março de 2020, na Escola Secundária Eça de Queirós, em Olivais-Lisboa, começaram as oficinas pedagógicas, no contexto das XXVI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental.

Rio_de_Vida

Na oficina “Rio De Vida”, oficina dinamizada por Íris Silva e Nuno Pinto, da ASPEA, tivemos oportunidade de ter conhecimento sobre o que é um rio para a sociedade e que ligações esta estabelece com ele, os participantes puderam juntar-se em grupos de 3 para falar um pouco do que foi e do que é o rio para cada um deles.

Na oficina 5, dinamizada por Ana Cristina Neta, foi nos dada a conhecer a cartografia social, onde os participantes foram incentivados a conectarem -se e estabelecerem uma relação com o território, aprendendo a observá-lo e compreendê-lo, numa sessão distribuída em 3 etapas. Estas incluíram a criação de uma paisagem imaginária a partir de sons, com o objectivo de estimular a calma e concentração nos presentes. De seguida foi feita uma saída de campo, para que, através da observação e entrevistas a moradores, fosse feito um reconhecimento do bairro, tendo em conta as suas boas práticas, problemas e possíveis soluções para os mesmos. Por último, foi produzido um mapa que cartografava a comunidade e o ambiente como um conjunto.

Energia_Sustentável

“Energia Sustentável”, oficina coordenada por Diana Henriques e Maria João Rodrigues (Lisboa E-Nova e Agência de Energia e Ambiente de Lisboa) teve como foco o trabalho que ambas desenvolveram na área da energia e da sua sustentabilidade. Procuraram captar a atenção dos participantes com a formação de grupos e com a partilha de ideias sobre os diferentes temas que foram posteriormente falados. Maria Rodrigues informou-nos sobre programas realizados pelo mundo que visavam a participação de toda a sociedade na melhoria da utilização de energias sustentáveis. Fez-nos também um balanço da utilização das energias renováveis e não renováveis pelo nosso país. Diana Henriques expôs o projecto “Escola+Eficiente” que teve como missão a redução do consumo energético nas escolas, através da realização de trabalhos sobre a temática da eficiência energética por toda a comunidade escolar.

Plasticologia_Marinha

Uma das oficinas que os participantes puderam escolher foi sobre “Plasticologia Marinha”, dinamizada por colaboradoras do Oceanário de Lisboa. Como indica o título desta atividade, o objetivo foi estudar o plástico nos oceanos, percebendo de onde vêm, como afetam o ecossistema e quais os seus efeitos a longo prazo. A oficina teve um caráter dinâmico, visto que os presentes puderam observar na prática quais os lixos que mais se encontram nas praias e tentar discernir microplásticos de alimentos para as baleias. Terminou assim numa nota positiva, com a partilha de boas práticas para a redução do consumo de plástico.

jasa kirim mobil