ASPEA integra novo projeto internacional que promove o intercâmbio de iniciativas sobre a Carta da Terra

Projeto KEYS

A ASPEA une-se a parceiros da rede Internacional da Carta da Terra na Alemanha e Países Baixos para integrar o projeto Keys, que fornecerá ferramentas a educadores, com base na Carta da Terra, de forma a dar resposta à insegurança e frustração da juventude europeia no que diz respeito à crise global e, em particular, à crise climática.

O Projeto KEYS surge no âmbito do programa Erasmus+ e tem como objetivo unir 3 instituições europeias que trabalham com a Carta da Terra (CE), uma declaração de princípios éticos, reconhecida pela UNESCO, para sociedades comprometidas com políticas de responsabilidade ambiental e justiça social.

Esta parceria que inclui a ASPEA, Ökumenische Initiative Eine Welt (Alemanha) e Vereniging Worldconnectors, affiliate van Earth Charter international (Países Baixos) trocarão durante o ano letivo 2023-2024 conceitos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade que fornecem abordagens holísticas e motivadoras para responder à crescente insegurança e frustração da juventude europeia no que diz respeito à crise global oferecendo opções práticas de ação e abrindo espaços para uma mudança consciente em direção a sociedades comprometidas com uma cultura de sustentabilidade global.

Refere, Joaquim Ramos Pinto presidente da ASPEA, que desta forma o projeto KEYS visa melhorar, por um lado, o desenvolvimento profissional de cada organização parceira através de redes europeias e intercâmbio e, por outro lado, os jovens animadores e educadores ampliarão os seus conhecimentos e competências através da aprendizagem direta de vários conceitos inovadores e de melhores práticas nas áreas da Educação Ambiental e cidadania global.

As habilidades relevantes e competências melhorarão a qualidade e a eficácia das experiências de aprendizagem durante eventos de formação de curta duração. Nestas formações, no âmbito do projeto KEYS, serão formados pelo menos 9 educadores com base em abordagens e conceitos criativos e inovadores de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e Cidadania Global, baseados na Carta da Terra. Os próprios educadores são de diferentes origens sociais e educativas e diversos campos de especialização docente.

Serão apreendidas outras abordagens e tópicos, partilhadas experiências e desenvolvidas novas competências que permitirão aos educadores melhorar a sua competência docente, abordando as questões atuais mais urgentes na Europa e no mundo.

Ao abordar e integrar diferentes grupos-alvo, cada qual, com as suas diferenças sociais, culturais e religiosas, a abordagem educativa da Carta da Terra envolve questões de ordem ecológica, social, cultural e justiça sob diferentes perspetivas.

Além disso, o intercâmbio sobre as experiências do trabalho com a Carta da Terra e conceitos de aprendizagem global influenciará positivamente o funcionamento e o desenvolvimento de cada organização parceira. O Projeto KEYS resultará em iniciativas para apoiar comunidades, organizações da sociedade civil, instituições educativas ou centros culturais e melhorar o conhecimento dos grupos-alvo finais abordando os seus valores e necessidades.

Refere a gestora do projeto Ísis Torales, que este projeto contribuirá para uma maior coresponsabilidade e sustentabilidade na vida quotidiana privada e política e na vida intercultural e coexistência inter-religiosa, assim como procurará aprofundar a compreensão das diferentes condições de vida, diferentes perspetivas e contextos, bem como fortalecer a competência intercultural, habilidades de comunicação e cooperação, empatia, formas de resolução de conflitos e cooperação internacional baseada na parceria.

O primeiro encontro presencial da equipa de gestão do projeto terá lugar na Alemanha nos dias 30 e 31 de outubro.

jasa kirim mobil