Be Butterfly Friendly

banner bbf

O projeto piloto “Be Butterfly Friendly”, arrancou no ano letivo 2023/2024 nas escolas do concelho de Oeiras como projeto piloto. Este projeto surge no âmbito da tese de doutoramento da aluna Clarisse Ferreira, orientada na UA pela Investigadora do DBIO/CESAM Olga Ameixa e pelo professor Paulo Silveira (DBIO/CESAM).

No ano letivo 2024/2025, as escolas a nível nacional podem-se inscrever aqui.

O objetivo central deste projeto passa por sensibilizar para a proteção e conservação dos lepidópteros e de outros polinizadores, tendo por espécie bandeira a Fritilária-do-Sul (Melitaea aetherie, Hubner 1826) que se encontra localmente extinta, na região de Oeiras e recentemente considerada uma espécie ameaçada, na categoria de vulnerável (VU), na lista Vermelha de Invertebrados de Portugal.

Urge reconher a importância dos lepidópteros e outros insetos nos ecossistemas, conhecer as causas e consequências do seu declínio, ou ainda quais as açãoes ou comportamentos a adotar para reverter a perda de diversidade de borboletas. A ações em Educação Ambiental são fundamentais para dar a conhecer a relação dos insetos com as plantas, quer na fase de larva ou na fase adulta e por isso apresenta uma forte componente de saídas de campo, visitas exploratórias, e atividades de sementeira e plantação nas hortas pedagógicas e biológicas.

O projeto desenvolve os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Agenda 30 e promove a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, integrando a Estratégia de Educação para a Cidadania e Estratégia Europeia da Biodiversidade 2030.

Neste projeto os jovens estudantes são convidados a serem cientistas-cidadãos recolhendo dados para as plataformas INaturalist (APP para telemóvel) e Biodiversity4all.

COM O APOIO DE:
OeirasValley cores

jasa kirim mobil