Conheça os vencedores do 3º Concurso de Curtas-Metragens do projeto Life Invasaqua!

1ºlugar

O 3º Concurso de Curtas-Metragens do projeto Life Invasaqua chegou ao fim, com as cerimónias de entrega dos prémios. A Escola Básica de Mafra arrecadou o 1º e o 3º lugares. Já a Escola Secundária Quinta do Marquês, foi galardoada com o 2º lugar.

1º classificado - Mafra Alerta - Invasoras em foco

  • Escola Básica de Mafra
  • Autoras: Maria Inês Martins, Maria Madalena Quá e Matilde Batista
  • Professora: Carla Lucas


2º classificado - A Invasão dos Lagostins

  • Escola Secundária Quinta do Marquês
  • Autoras: Sara Tomé, Maria Cadete e Francisca Gonçalves
  • Professora: Fátima Santana


2lugar LIFEINVASAQUA


3º classificado - Mafra em Defesa da Biodiversidade

  • Escola Básica de Mafra
  • Autores: Mariana Sardinha, Rita Boaventura e Henrique Zeferino
  • Professora: Carla Lucas


3lugar LIFEINVASAQUA

 

O processo de criação e a importância do concurso

Na Escola Básica de Mafra, os alunos premiados em 1º e 3º lugar são da turma B do oitavo ano. Mariana, Rita, Henrique, Maria Inês, Matilde e Madalena explicam que a preocupação com o ambiente e a proposta da sua professora de Ciências Naturais os motivaram a criar os vídeos. “Consideramos de extrema importância conhecer e compreender o mundo à nossa volta, para que o possamos preservar e proteger”, notam.

O processo de criação envolveu agendar sessões de trabalho para pesquisas sobre a matéria em estudo. Devido à escassez de tempo, parte do trabalho foi desenvolvido em casa. Os alunos identificaram e estudaram algumas espécies invasoras dos rios ou das suas margens, responsáveis pelo desequilíbrio dos ecossistemas na região de Mafra. Em seguida, selecionaram as espécies invasoras a focar em cada vídeo, elaboraram guiões e procuraram locais próximos da escola para realizar saídas de campo. As filmagens foram feitas no terreno, mas o som não ficou em condições, então eles gravaram as vozes no auditório da escola.

Os alunos declaram que a edição dos vídeos foi o mais exigente. No entanto, o balanço da participação no concurso foi positivo. “Foi um trabalho que desenvolveu muito o nosso conhecimento, de forma divertida e, ao mesmo tempo, que nos permitiu fortalecer a nossa amizade e o contacto com a natureza”, consideram.

Na Escola Secundária Quinta do Marquês (ESQM), a professora Fátima Santana, de Aplicações Informáticas B, explica que a entrega de prémios foi uma oportunidade de reencontrar as suas alunas Francisca, Maria e Sara que estão atualmente na universidade. “Enquanto professora das tecnologias resta-me agradecer a proatividade destas três alunas e à minha colega Eugénia Cândido pela motivação e apoio no campo das ciências naturais. Importa também agradecer ao  arquiteto paisagista Fernando Pereira pela amabilidade e disponibilidade com que nos recebeu na 1ª Reserva da Biosfera da UNESCO Portuguesa - "Reserva Natural do Paúl do Boquilobo".

Por sua vez, Eugénia Cândido conclui que “com esta atividade dinamizada na ESQM enfatizamos a importância dos projetos e atividades dinamizadas pela UNESCO, a nível internacional com impactos tão importantes a nível local, nomeadamente na comunidade escolar, bem como a relevância da inclusão da nossa escola na "Rede de Escolas da UNESCO", permitindo uma colaboração mais fácil e profícua entre a escola e instituições de cariz diverso a nível nacional e internacional”.

jasa kirim mobil