Dia Mundial dos Rios, 24 de setembro de 2023

Institucionalizado em 2005, na Década das Nações Unidas “Água para a Vida” (2005-2015), o Dia Mundial dos Rios é celebrado, desde então, pelo mundo todo no 4º domingo do mês de setembro. O Dia Mundial dos Rios é uma celebração dos rios e ribeiras do mundo. 

Destacando os muitos valores de nossos rios, procura-se aumentar a sensibilização pública para a necessidade de preservar e restaurar os ecossistemas ribeirinhos, e incentivar as boas práticas ambientais. Rios, em praticamente todos os países, enfrentam uma série de ameaças, e somente por meio do envolvimento ativo das comunidades, podemos garantir as condições nos anos futuros.

O Projeto Rios não deixa passar despercebida esta celebração, tentando trabalhar os mesmos objetivos durante todo o ano. Assim, a celebração dos rios não é apenas um dia, e em 2023, estendeu-se em atividades desde 24 de setembro a 1 de outubro, e continuará. Como esta semana foi tão rica queremos partilhar tudo o que foi acontecendo.


Campanha Rios em Movimento

Lançamos o repto a todos os grupos adotantes do Projeto Rios a celebrar connosco, com a Campanha Rios em Movimento, na tentativa de criar um movimento nacional de limpeza de rios e ribeiras, e celebração.

A participação concentrou-se em quatro rios – Rio Sorraia (Benavente), Rio Este (Braga), Rio Fervença (Bragança) e Rio Leça (Maia).  Ao todo foi recolhido 253.7 Kg de resíduos, por 54 voluntários!

Com mais ou menos participação vamos fazendo a diferença, e todas as pequenas boas ações contam para conservar nos nossos rios.Agradecemos a todos os voluntários que se juntaram nesta ação, e às entidades parceiras: Aspea Braga, Câmara Municipal de Braga, Aspea Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, Europe Direct, EBS Dr. Vieira de Carvalho, Junta de Freguesia de Moreira da Maia e o Grupo 66 dos Escoteiros de Benavente.

Imagem Rios em Movimento


Saída em Espinho

Dia 25 de setembro, estivemos no Parque da Picadela, em Espinho, a convite da Cooperativa Nascente, a celebrar o Dia Mundial dos Rios com os professores e alunos da Escola do Guetim (pré-escola e 1ªciclo).

A Cooperativa Nascente, adotou um troço da Ribeira do Mocho em 2021, e monitoriza-o desde então. Quis celebrar esta efeméride, levando as crianças a conheceram o Parque e a ribeira do Mocho, e juntaram 155 crianças que, num dia solarengo de início de outono, trocaram a sala de aula pela natureza e vestiram a pele de exploradores.  

As rãs ibéricas saltaram para conhecer as crianças, bicho-pau deu o ar da sua graça, os morangueiros silvestres a brotar ao lado dos cogumelos, uma atividade de exploração e observação orientada pela fotografa de natureza, Tânia Araújo, e pelos professores da Escola do Guetim. As monitoras do Projeto Rios, Mónica Maia-Mendes, Ana Almeida e Joana Diniz, recolheram uma amostra da ribeira do Mocho para os tabuleiros e desvendaram os pequenos seres que vivem debaixo de água para as pequenas crianças, e falaram dos ciclos de vida de algumas espécies que observaram no parque.

Espinho 1Espinho 2


Projeto Life Invasaqua - Evento final

Ainda na mesma semana, sexta-feira dia 29 de setembro, marcamos presença no evento de encerramento do projeto ibérico Life Invasaqua, que decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A ASPEA, juntamente com os restantes parceiros portugueses (SIBIC.org e Universidade de Évora), apresentou as principais atividades e resultados obtidos nestes 5 anos de projeto, cujo objetivo principal foi apoiar a comunicação, formação e difusão de informação sobre as Espécies Exóticas Invasoras (EEI) aquáticas em Espanha e Portugal.

O evento trouxe também, uma mesa redonda com especialistas, que discutiram e apresentaram as suas visões sobre o futuro da gestão de espécies exóticas invasoras, uma vez que, apesar do fim do projeto, o trabalho de todos nós continua e os desafios mantêm-se, com a certeza que hoje existe mais conhecimento e sensibilidade sobre o conceito das Espécies Exóticas Invasoras, e mais recursos científicos, de divulgação científica, didático-pedagógicos, e cursos que apoiam tantos as entidades a trabalhar no terreno como o cidadão a tornar-se um agente na prevenção e controlo das EEI.

Parabéns à organização do evento, e a todos os que contribuíram para o sucesso do Projeto Life Invasaqua aos longo destes 5 anos!

invasaqua eventofinal UL 2


1 de outubro - Benavente

Acabamos a semana de celebração do Dia Mundial dos Rios a celebrar o Dia Nacional da Água, dia 1 de outubro, em Benavente.

A Câmara Municipal de Benavente convidou a ASPEA para participar no evento “Plantar Água”, uma celebração ecológica, recreativa, cultural e social da importância da Água e dos Rios e Ribeiras, como o Rio Sorraia.

A vice-presidente da ASPEA, Clarisse Ferreira, estive na zona ribeirinha a participar na discussão sobre a necessidade e possibilidade de intervenção na área da Pista de Pesca do Rios Sorraia, juntamente com administração central e local, bombeiros, associação de pescadores, e cidadãos para futuramente ser apresentado uma proposta concreta de intervenção. Ali, junto ao rio, o grupo ainda removeu vegetação aquática invasora, em aproximadamente 25 m2, da espécie Pinheirinha-de-água Myriophyllum aquaticum.

Na biblioteca de Benavente tivemos ainda uma oficina dirigida à comunidade sobre as Espécies Exóticas Invasoras, os problemas ambientais, sociais e económicos associados a estas espécies, e a responsabilidade de cada cidadão na prevenção e controlo destas espécies que prejudicam tanto a biodiversidade nativa. As crianças e jovens que se juntaram à ASPEA, deixaram algumas mensagens e belas ilustrações sobre a fauna nativa e invasora.

benavente 1

Benavente 1out 10 redessociais

Benavente 1out 8

jasa kirim mobil