toto 4d situs toto togel 4D link slot gacor situs toto 4D situs togel 4D situs toto togel terpercaya toto togel 4D toto togel 4D terbaik situs slot togel

Dia Mundial dos Rios, 24 de setembro de 2023

Institucionalizado em 2005, na Década das Nações Unidas “Água para a Vida” (2005-2015), o Dia Mundial dos Rios é celebrado, desde então, pelo mundo todo no 4º domingo do mês de setembro. O Dia Mundial dos Rios é uma celebração dos rios e ribeiras do mundo. 

Destacando os muitos valores de nossos rios, procura-se aumentar a sensibilização pública para a necessidade de preservar e restaurar os ecossistemas ribeirinhos, e incentivar as boas práticas ambientais. Rios, em praticamente todos os países, enfrentam uma série de ameaças, e somente por meio do envolvimento ativo das comunidades, podemos garantir as condições nos anos futuros.

O Projeto Rios não deixa passar despercebida esta celebração, tentando trabalhar os mesmos objetivos durante todo o ano. Assim, a celebração dos rios não é apenas um dia, e em 2023, estendeu-se em atividades desde 24 de setembro a 1 de outubro, e continuará. Como esta semana foi tão rica queremos partilhar tudo o que foi acontecendo.


Campanha Rios em Movimento

Lançamos o repto a todos os grupos adotantes do Projeto Rios a celebrar connosco, com a Campanha Rios em Movimento, na tentativa de criar um movimento nacional de limpeza de rios e ribeiras, e celebração.

A participação concentrou-se em quatro rios – Rio Sorraia (Benavente), Rio Este (Braga), Rio Fervença (Bragança) e Rio Leça (Maia).  Ao todo foi recolhido 253.7 Kg de resíduos, por 54 voluntários!

Com mais ou menos participação vamos fazendo a diferença, e todas as pequenas boas ações contam para conservar nos nossos rios.Agradecemos a todos os voluntários que se juntaram nesta ação, e às entidades parceiras: Aspea Braga, Câmara Municipal de Braga, Aspea Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, Europe Direct, EBS Dr. Vieira de Carvalho, Junta de Freguesia de Moreira da Maia e o Grupo 66 dos Escoteiros de Benavente.

Imagem Rios em Movimento


Saída em Espinho

Dia 25 de setembro, estivemos no Parque da Picadela, em Espinho, a convite da Cooperativa Nascente, a celebrar o Dia Mundial dos Rios com os professores e alunos da Escola do Guetim (pré-escola e 1ªciclo).

A Cooperativa Nascente, adotou um troço da Ribeira do Mocho em 2021, e monitoriza-o desde então. Quis celebrar esta efeméride, levando as crianças a conheceram o Parque e a ribeira do Mocho, e juntaram 155 crianças que, num dia solarengo de início de outono, trocaram a sala de aula pela natureza e vestiram a pele de exploradores.  

As rãs ibéricas saltaram para conhecer as crianças, bicho-pau deu o ar da sua graça, os morangueiros silvestres a brotar ao lado dos cogumelos, uma atividade de exploração e observação orientada pela fotografa de natureza, Tânia Araújo, e pelos professores da Escola do Guetim. As monitoras do Projeto Rios, Mónica Maia-Mendes, Ana Almeida e Joana Diniz, recolheram uma amostra da ribeira do Mocho para os tabuleiros e desvendaram os pequenos seres que vivem debaixo de água para as pequenas crianças, e falaram dos ciclos de vida de algumas espécies que observaram no parque.

Espinho 1Espinho 2


Projeto Life Invasaqua - Evento final

Ainda na mesma semana, sexta-feira dia 29 de setembro, marcamos presença no evento de encerramento do projeto ibérico Life Invasaqua, que decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A ASPEA, juntamente com os restantes parceiros portugueses (SIBIC.org e Universidade de Évora), apresentou as principais atividades e resultados obtidos nestes 5 anos de projeto, cujo objetivo principal foi apoiar a comunicação, formação e difusão de informação sobre as Espécies Exóticas Invasoras (EEI) aquáticas em Espanha e Portugal.

O evento trouxe também, uma mesa redonda com especialistas, que discutiram e apresentaram as suas visões sobre o futuro da gestão de espécies exóticas invasoras, uma vez que, apesar do fim do projeto, o trabalho de todos nós continua e os desafios mantêm-se, com a certeza que hoje existe mais conhecimento e sensibilidade sobre o conceito das Espécies Exóticas Invasoras, e mais recursos científicos, de divulgação científica, didático-pedagógicos, e cursos que apoiam tantos as entidades a trabalhar no terreno como o cidadão a tornar-se um agente na prevenção e controlo das EEI.

Parabéns à organização do evento, e a todos os que contribuíram para o sucesso do Projeto Life Invasaqua aos longo destes 5 anos!

invasaqua eventofinal UL 2


1 de outubro - Benavente

Acabamos a semana de celebração do Dia Mundial dos Rios a celebrar o Dia Nacional da Água, dia 1 de outubro, em Benavente.

A Câmara Municipal de Benavente convidou a ASPEA para participar no evento “Plantar Água”, uma celebração ecológica, recreativa, cultural e social da importância da Água e dos Rios e Ribeiras, como o Rio Sorraia.

A vice-presidente da ASPEA, Clarisse Ferreira, estive na zona ribeirinha a participar na discussão sobre a necessidade e possibilidade de intervenção na área da Pista de Pesca do Rios Sorraia, juntamente com administração central e local, bombeiros, associação de pescadores, e cidadãos para futuramente ser apresentado uma proposta concreta de intervenção. Ali, junto ao rio, o grupo ainda removeu vegetação aquática invasora, em aproximadamente 25 m2, da espécie Pinheirinha-de-água Myriophyllum aquaticum.

Na biblioteca de Benavente tivemos ainda uma oficina dirigida à comunidade sobre as Espécies Exóticas Invasoras, os problemas ambientais, sociais e económicos associados a estas espécies, e a responsabilidade de cada cidadão na prevenção e controlo destas espécies que prejudicam tanto a biodiversidade nativa. As crianças e jovens que se juntaram à ASPEA, deixaram algumas mensagens e belas ilustrações sobre a fauna nativa e invasora.

benavente 1

Benavente 1out 10 redessociais

Benavente 1out 8

jasa kirim mobil