Biodiversity on the Islands 4 All
O projeto Biodiversity on the Islands 4 All (BI4ALL) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) com o objetivo de consciencializar e alertar para questões relativas à diversidade biológica e para o impacto da sua perda no equilíbrio dos ecossistemas, através da Educação Ambiental e de práticas ambientalmente responsáveis nas Ilhas dos Açores. O projeto visa envolver a comunidade educativa na valorização da natureza, através de oficinas, webinars, elaboração de material didático e de um herbário criativo das plantas tintureiras locais. O projeto conta com o financiamento do Forestry and Nature Conservation Agency de Taiwan.
Contexto
As Ilhas dos Açores, um arquipélago vulcânico no Atlântico, abrigam uma biodiversidade única, com muitas espécies endémicas. Contudo, a crescente pressão humana sobre a biodiversidade, incluindo a introdução de espécies exóticas e invasoras ameaçam a estabilidade ecológica da região. Neste contexto, o projeto visa sensibilizar para o envolvimento da comunidade na conservação da natureza e na promoção de práticas que respeitem os ciclos naturais e as tradições locais.
Objetivos do Projeto
- Promover o Uso Sustentável dos Recursos Naturais
- Implementar práticas de economia circular e consumo responsável;
- Promover o uso de alternativas sustentáveis ao plástico, como os panos de cera de abelha;
- Sensibilizar e Educar sobre a Biodiversidade Local
- Criar Herbários Científicos e Criativos de Plantas Tintureiras para dar a conhecer e valorizar a biodiversidade local e a preservação destas plantas;
- Sensibilizar para a preservação das abelhas, essenciais para a polinização e a saúde dos ecossistemas.
- Alertar para a Necessidade de Mudança de Padrões de Consumo
- Levar os participantes a refletir sobre os seus padrões de consumo e a adotar práticas mais responsáveis em relação ao ambiente;
- Discutir e partilhar boas práticas de conservação ambiental para a redução da pegada ecológica.
- Fortalecer a Conscientização sobre a Conservação da Natureza
- Promover o conhecimento sobre a importância de preservar os ecossistemas locais, com ênfase na fauna e flora endémica;
- Incentivar a preservação e o uso ambientalmente responsável dos recursos naturais para o bem-estar das presentes e futuras gerações.
- Promover os princípios da Carta da Terra
Ações e Atividades Principais
- Workshops de Panos de Cera de Abelha
- Realização de workshops para ensinar os participantes a criar panos de cera de abelha a partir de algodão e cera de abelha, como alternativa ao uso de plástico para a conservação e acondicionamento de alimentos.
- Herbários Científicos de Plantas Tintureiras dos Açores
- Desenvolvimento de coleções de plantas tintureiras com foco na preservação e valorização dessas plantas.
- Herbários Criativos de Plantas Tintureiras dos Açores
- Realização de workshops criativos que incentivam o conhecimento das Plantas Tintureiras através da expressão artística.
- Webinars sobre Conservação da Natureza
- Realização de webinars com especialistas nacionais e internacionais, como o de Taiwan, para partilhar experiências sobre a conservação da biodiversidade.
- Produção de Materiais Didáticos
- Criação, paginação e impressão de postais e fichas de atividades a disponibilizar no site da ASPEA.
Metodologia
A metodologia do projeto é baseada em atividades práticas que estimulam a interação dos participantes com o ambiente de forma criativa e pedagógica. Os workshops serão conduzidos de forma a integrar teoria e prática, utilizando a arte como meio de sensibilização ambiental. A abordagem pedagógica será sensorial e ativa, procurando promover a reflexão crítica sobre as práticas atuais e os impactes ambientais, tendo em conta uma metodologia assente em 3 pilares de intervenção:
- OBSERVAÇÃO: Observação direta da natureza e dos recursos locais;
- DIÁLOGO: Estratégias de mediação para promover o diálogo sobre os desafios ambientais locais e globais;
- EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA: Uso de técnicas artísticas para criar instrumentos diferenciados e disseminação de recursos pedagógicos que importa conhecer para preservar e valorizar.
Sustentabilidade do Projeto
A sustentabilidade do projeto será garantida através de diversas fontes de financiamento, incluindo:
- Donativos de associados e empresas: Apoio financeiro contínuo por parte de membros da ASPEA e entidades locais;
- Parcerias: Colaborações com outras organizações e instituições que partilham os objetivos do projeto.
Impacto Esperado
O projeto Biodiversity on the Islands 4 All visa gerar um impacto positivo duradouro nas Ilhas dos Açores, estimulando uma mudança cívica e cultural em direção a práticas ambientalmente responsáveis. Além disso, o projeto tem como finalidade fortalecer a relação entre as comunidades locais e a sua biodiversidade, promovendo uma maior apreciação dos recursos naturais e incentivando a preservação ecológica e patrimonial para as gerações presentes e futuras.
Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O projeto decorre no âmbito das comemorações dos 25 anos da Carta da Terra, promovidas em Portugal pela ASPEA como Ponto Focal, onde se incluem a criação da Rede Portuguesa da Carta da Terra. A Carta da Terra é um documento com 16 princípios (divididos em quatro princípios) destinados a promover a construção de uma sociedade global mais justa, ambientalmente responsável e pacífica no século XXI. O BI4ALL responde ao 2º pilar “Integridade Ecológica”, nomeadamente aos princípios: proteger a diversidade da Terra; prevenir os danos ecológicos; estilos de vida ambientalmente responsáveis; partilhar conhecimentos.
Com o projeto BI4ALL, para além dos objetivos anteriormente referidos, pretende-se, de uma forma geral, melhorar as atividades de Educação Ambiental e está também em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2030, em particular o ODS#15, que visa "proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combater a desertificação, interromper a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade".
Este projeto faz, também, parte da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a preservação da natureza. Este projeto visa promover uma educação crítica, que aposte na formação de uma população consciente e informada sobre as dificuldades e potencialidades atuais no que diz respeito à conservação da Natureza, no combate à perda da Biodiversidade a nível global
Secundário
“DESPLASTICAR” PARA O MAR PRESERVAR!
Todos os anos, cerca de oito milhões de toneladas de plástico invadem o oceano, o equivalente a um camião cheio de lixo a cada minuto. Peixes, aves, répteis e mamíferos marinhos acabam por sofrer as consequências diretas dos nossos atos. Mas o ser humano também é gravemente afetado e nem sempre se apercebe disso. Nesta atividade vais perceber o que podes fazer para evitar que o plástico chegue ao oceano e como incentivar que outras pessoas se juntem a esta causa.
MARÉ CHEIA DE VIDA
À medida que a maré vai descendo, ficam a descoberto as poças de maré, janelas abertas para o fundo no mar. Numa visita guiada a estes locais únicos vais ficar a conhecer os animais que aqui vivem e os seus “truques” para conseguirem suportar estas condições extremas.
OCEANO AQUECIDO, VIDA EM PERIGO
A década de 2011 a 2020 foi a mais quente que alguma vez se registou, tendo a temperatura média mundial atingido, em 2019, 1,1°C acima dos níveis pré-industriais. Um aumento de 2°C em relação à temperatura da época pré-industrial produz graves impactos negativos no ambiente natural e na saúde e bem -estar humanos. O oceano tem sido um dos principais responsáveis por atenuar os efeitos das alterações climáticas, mas está a atingir o seu limite. Nesta atividade irás perceber quais são os nossos impactos no oceano, de que forma condicionam o nosso futuro e o que podemos fazer para evitar uma situação catastrófica.
ÁRVORES DE MÃOS DADAS
As florestas são mundos mágicos e gigantescos, mas que em muito se assemelham a uma pequena família. Nesta oficina vais descobrir as histórias das “árvores-mãe” e o quanto são importantes nas nossas florestas e no nosso planeta.
O MUNDO DOS INSETOS: CONHEÇA OS HABITANTES DO JARDIM
Conhece o fascinante mundo dos insetos! Descobre a sua importância ecológica e as causas do seu declínio. Com a ajuda de redes, lupas e guias de campo irás identificar a sua grande diversidade. Recorre também à app INaturalist e à Lista Vermelha dos Invertebrados de 2023. Tornar -te um cientista cidadão e ajude reverter o declínio dos insetos.
SOLO, VAIS E NÃO VOLTAS?
Apesar de ser um dos recursos naturais mais imprescindíveis à vida na Terra, o solo é um dos recursos mais ameaçados da atualidade. É urgente prevenir e remediar o mais possível. Relacionando o grau de erosão dos solos com o seu grau de cobertura iremos perceber como as plantas desempenham um importante papel na sua retenção e como podem ser as nossas grandes aliadas.
TERRÁRIO EM PONTO PEQUENO
Os terrários na ciência botânica são estruturas que funcionam como pequenas estufas, onde se recriam as condições de um determinado ambiente natural. Neles é possível integrar plantas e fungos e uma série de pequenos animais, total ou parcialmente terrestres. Nesta oficina irás aprender a construir e a manter um terrário mediterrânico, explorando a biodiversidade única deste ambiente e como as plantas se adaptam às suas características. Mesmo sendo um ecossistema muito resistente, hoje encontra-se em perigo!! Estás pronto para criar, cuidar e proteger o nosso ecossistema mediterrânico?
QUE INVASORA SOU?
Nesta oficina vais conhecer as plantas invasoras que se instalaram nos nossos ecossistemas florestais, aprender sobre as suas principais características, como se propagam e porque são uma ameaça à nossa biodiversidade. Os motivos da invasão e os sucessos inerentes a cada espécie são muito diversos. É tudo isto que vais descobrir de forma lúdica e em sessões de observação no terreno para no final estares capaz de saber e compreender como se deve evitar a sua propagação e como se pode atuar no seu controlo.
UM RIO DE VIDA
Um rio é muito mais do que água que corre para o oceano, do que os peixes que nele habitam, do que as árvores que cobrem as suas margens e do que as aves que nele procuram abrigo. Falar de um rio é também falar de pessoas, de comunidades, tradições, histórias, lendas, canções, objetos, postais e património arquitetónico! Assim, proteger um ecossistema ribeirinho implica também ter presente a história da comunidade na sua ligação com o rio. Quando foi a última vez que fizeste um picnic à beira rio ou usufruíste de um mergulho nas suas águas? Vem descobrir o que nos une aos rios.
QUE SEGREDOS ESCONDE O FUNDO DO RIO?
O rio é um lugar com imensa vida e o seu fundo esconde vários tesouros. Queres ficar a conhecê-los? Apresentamos-te os macroinvertebrados, pequenos organismos que vivem no rio e que nos ajudam a perceber o estado da qualidade da água. Veste a pele de investigador e aventura-te no rio para observar estes seres vivos.
CUIDAR DE MIM E DO PLANETA
No nosso dia-a-dia são muitos os produtos de higiene pessoal que utilizamos. No entanto, sem nos apercebermos muitos deles contêm produtos pouco saudáveis para nós e para o ambiente. A solução é bastante simples: utilizar produtos cosméticos naturais, isentos de químicos e amigos do planeta. Para tal, bastará conhecermos alguns bons ingredientes, conhecermos algumas regras da química e criarmos os nossos próprios produtos.
NO COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR
Nesta atividade os participantes são convidados a compreender os impactos negativos do desperdício alimentar e a conhecer técnicas culinárias para aproveitar integralmente os alimentos, evitando descartes desnecessários. No final da oficina, os participantes estarão capacitados a aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas próprias cozinhas, contribuindo assim para a redução do desperdício alimentar e para a promoção de hábitos alimentares ecologicamente mais responsáveis.
TÁ NA HORTA
Que bom que é colher os legumes e os frutos diretamente da horta e saboreá-los plenos de aroma e sabor! A Natureza é generosa e a todos dá-nos esta oportunidade. Prepara-te para mexer e remexer na terra. Como criar uma horta familiar ou comunitária onde todos podem ajudar. Pondo em prática a economia circular e os princípios da agricultura biológica criaremos um oásis de vida rico em biodiversidade e alimentos.
COMPOSTAGEM EM CASA
Esta oficina sensibiliza para a importância de integrarmos o sistema alimentar na roda da economia circular. Depois de bem aproveitados todos os componentes nutritivos dos alimentos – cascas, caules e ramas – pois, nada deve ser desperdiçado – há que fazer a compostagem dos resíduos resultantes e devolver os nutrientes ao solo. Para tal, os participantes irão aprender a criar um mini-compostor com garrafa ou garrafão PET para reproduzir em casa e ajudar na compostagem dos resíduos orgânicos.
DIETA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
É sabido que todas as nossas ações de sobrevivências e escolhas de consumo exercem um determinado nível de desgaste no nosso planeta. Mas estaremos verdadeiramente conscientes do impacto ambiental diretamente relacionado com a nossa dieta alimentar e sobre a atenuação deste problema? Partindo do conceito da pegada ecológica da alimentação e dos seus efeitos devastadores nas alterações climáticas e nos ecossistemas terrestres e aquáticos, analisaremos casos de estudo e dados científicos que nos ajudem a diminuir o impacto ambiental da nossa alimentação e a encontrar o melhor compromisso tanto para a nossa saúde como para a saúde do planeta.
1º Ciclo
AS CIDADES DO FUNDO DO MAR
Embarca numa viagem com o Hippo, um cavalo-marinho muito curioso e aventureiro, que te vai levar a conhecer as cidades do fundo do mar e os seus habitantes. Vais ficar a conhecer locais mágicos no mar e descobrir todos os segredos dos animais que aqui vivem. No final desta aventura serás um verdadeiro guardião do Oceano!
SABER ESCOLHER, QUE PEIXE VOU COMER?
A combinação única de proteínas de qualidade elevada, vitaminas e nutrientes que apenas existem no pescado, faz dele uma excelente fonte de alimento. Mas será que sabes como escolher o peixe, de forma a não colocar em risco as espécies e os ecossistemas? Consumir de forma responsável significa consumir menos e melhor, considerando os impactes ambientais, sociais e económicos. Nesta atividade vais aprender a importância de fazer escolhas ambientalmente responsáveis e como escolher o melhor peixe para levar para casa.
“DESPLASTICAR” PARA O MAR PRESERVAR!
Todos os anos, cerca de oito milhões de toneladas de plástico invadem o oceano, o equivalente a um camião cheio de lixo a cada minuto. Peixes, aves, répteis e mamíferos marinhos acabam por sofrer as consequências diretas dos nossos atos. Mas o ser humano também é gravemente afetado e nem sempre se apercebe disso. Nesta atividade vais perceber o que podes fazer para evitar que o plástico chegue ao oceano e como incentivar que outras pessoas se juntem a esta causa.
A BIODIVERSIDADE PERTO DE MIM
Pronto para aguçar o olhar e explorar parques e jardins? Que seres habitam estes lugares? Desde as árvores imponentes aos mais pequenos insetos, observaremos os múltiplos seres que nos rodeiam e as múltiplas interações que mantêm os espaços verdes que tanto apreciamos. Que segredos têm para nos contar, onde moram e quais as suas histórias de vida? Desperta os teus sentidos e descobre a magia da Natureza bem perto de ti!
ÁRVORES DE MÃOS DADAS
As florestas são mundos mágicos e gigantescos, mas que em muito se assemelham a uma pequena família. Nesta oficina vais descobrir as histórias das “árvores-mãe” e o quanto são importantes nas nossas florestas e no nosso planeta.
QUEM É QUEM?
Três ambientes num só e uma incrível diversidade de seres vivos - assim são os ecossistemas ribeirinhos! Há seres aquáticos, terrestres e exploradores dos ares que surpreendem o nosso olhar para onde quer que olhemos. Em que diferem e o que os une ao rio? Quais os habitats e refúgios de que mais gostam? Como interagem entre eles e nos seus ambientes? “Mergulhar” num ecossistema ribeirinho é uma autêntica aventura! São estas curiosidades e tantas outras que juntos vamos descobrir!
ALERTA… HÁ INVASORAS AQUÁTICAS AQUI!
“Ouvi dizer que há invasoras aqui!… Ouviram falar disso?” Temos que nos preocupar? Entra nesta aventura e acompanha os encontros e desencontros de diferentes espécies e as suas peripécias. Será que consegues adivinhar o desfecho que nos reservam?
QUE SEGREDOS ESCONDE O FUNDO DO RIO?
O rio é um lugar com imensa vida e o seu fundo esconde vários tesouros. Queres ficar a conhecê-los? Apresentamos-te os macroinvertebrados, pequenos organismos que vivem no rio e que nos ajudam a perceber o estado da qualidade da água. Veste a pele de investigador e aventura-te no rio para observar estes seres vivos.
A CIRCULAR COM O LIXO
O nosso planeta precisa da tua ajuda! Há muito lixo a chegar ao oceano, às florestas e aos rios e os animais têm as suas casas cada vez mais sujas. Temos de recusar os sacos de plástico, reutilizar as garrafas de água, separar o papel e reciclar todo o lixo que produzimos. Aceitas o desafio? Todos juntos vamos fazer a diferença.
TÁ NA HORTA
Que bom que é colher os legumes e os frutos diretamente da horta e saboreá-los plenos de aroma e sabor! A Natureza é generosa e a todos dá-nos esta oportunidade. Prepara-te para mexer e remexer na terra. Como criar uma horta familiar ou comunitária onde todos podem ajudar. Pondo em prática a economia circular e os princípios da agricultura biológica criaremos um oásis de vida rico em biodiversidade e alimentos.
Pré-escolar
SERÁ O MAR O MEU LUGAR?
O Tomé flutua no mar como os animais do oceano. E tem cores vibrantes. Mas ele não é uma medusa nem mesmo um peixe de escamas brilhantes. O pobre Tomé está confuso! Quem é ele, afinal? Acompanha a viagem do Tomé pelo oceano e vem descobrir todos os seus segredos.
AS CIDADES DO FUNDO DO MAR
Embarca numa viagem com o Hippo, um cavalo-marinho muito curioso e aventureiro, que te vai levar a conhecer as cidades do fundo do mar e os seus habitantes. Vais ficar a conhecer locais mágicos no mar e descobrir todos os segredos dos animais que aqui vivem. No final desta aventura serás um verdadeiro guardião do Oceano!
A BIODIVERSIDADE PERTO DE MIM
Pronto para aguçar o olhar e explorar parques e jardins? Que seres habitam estes lugares? Desde as árvores imponentes aos mais pequenos insetos, observaremos os múltiplos seres que nos rodeiam e as múltiplas interações que mantêm os espaços verdes que tanto apreciamos. Que segredos têm para nos contar, onde moram e quais as suas histórias de vida? Desperta os teus sentidos e descobre a magia da Natureza bem perto de ti!
DO RIO À TERRA: A VIAGEM DO SAPO
Que o rio é o lar de uma grande diversidade de animais nós já sabemos, mas sabias que para alguns a água do rio é um berçário? É isso mesmo! Muitos animais vivem no rio apenas nas suas primeiras fases de vida nas formas de ovo e larva - assim que atingem as suasfases juvenis ou adultas, viajam para terra ou aventuram-se no ar! Vem conhecer a viagem do sapo do rio à terra e as de outros animais com viagens parecidas!
QUEM É QUEM?
Três ambientes num só e uma incrível diversidade de seres vivos - assim são os ecossistemas ribeirinhos! Há seres aquáticos, terrestres e exploradores dos ares que surpreendem o nosso olhar para onde quer que olhemos. Em que diferem e o que os une ao rio? Quais os habitats e refúgios de que mais gostam? Como interagem entre eles e nos seus ambientes? “Mergulhar” num ecossistema ribeirinho é uma autêntica aventura! São estas curiosidades e tantas outras que juntos vamos descobrir!
A CIRCULAR COM O LIXO
O nosso planeta precisa da tua ajuda! Há muito lixo a chegar ao oceano, às florestas e aos rios e os animais têm as suas casas cada vez mais sujas. Temos de recusar os sacos de plástico, reutilizar as garrafas de água, separar o papel e reciclar todo o lixo que produzimos. Aceitas o desafio? Todos juntos vamos fazer a diferença.
3º Ciclo
“DESPLASTICAR” PARA O MAR PRESERVAR!
Todos os anos, cerca de oito milhões de toneladas de plástico invadem o oceano, o equivalente a um camião cheio de lixo a cada minuto. Peixes, aves, répteis e mamíferos marinhos acabam por sofrer as consequências diretas dos nossos atos. Mas o ser humano também é gravemente afetado e nem sempre se apercebe disso. Nesta atividade vais perceber o que podes fazer para evitar que o plástico chegue ao oceano e como incentivar que outras pessoas se juntem a esta causa.
MARÉ CHEIA DE VIDA
À medida que a maré vai descendo, ficam a descoberto as poças de maré, janelas abertas para o fundo no mar. Numa visita guiada a estes locais únicos vais ficar a conhecer os animais que aqui vivem e os seus “truques” para conseguirem suportar estas condições extremas.
OCEANO AQUECIDO, VIDA EM PERIGO
A década de 2011 a 2020 foi a mais quente que alguma vez se registou, tendo a temperatura média mundial atingido, em 2019, 1,1°C acima dos níveis pré-industriais. Um aumento de 2°C em relação à temperatura da época pré-industrial produz graves impactos negativos no ambiente natural e na saúde e bem -estar humanos. O oceano tem sido um dos principais responsáveis por atenuar os efeitos das alterações climáticas, mas está a atingir o seu limite. Nesta atividade irás perceber quais são os nossos impactos no oceano, de que forma condicionam o nosso futuro e o que podemos fazer para evitar uma situação catastrófica.
ÁRVORES DE MÃOS DADAS
As florestas são mundos mágicos e gigantescos, mas que em muito se assemelham a uma pequena família. Nesta oficina vais descobrir as histórias das “árvores-mãe” e o quanto são importantes nas nossas florestas e no nosso planeta.
O MUNDO DOS INSETOS: CONHEÇA OS HABITANTES DO JARDIM
Conhece o fascinante mundo dos insetos! Descobre a sua importância ecológica e as causas do seu declínio. Com a ajuda de redes, lupas e guias de campo irás identificar a sua grande diversidade. Recorre também à app INaturalist e à Lista Vermelha dos Invertebrados de 2023. Tornar -te um cientista cidadão e ajude reverter o declínio dos insetos.
SOLO, VAIS E NÃO VOLTAS?
Apesar de ser um dos recursos naturais mais imprescindíveis à vida na Terra, o solo é um dos recursos mais ameaçados da atualidade. É urgente prevenir e remediar o mais possível. Relacionando o grau de erosão dos solos com o seu grau de cobertura iremos perceber como as plantas desempenham um importante papel na sua retenção e como podem ser as nossas grandes aliadas.
TERRÁRIO EM PONTO PEQUENO
Os terrários na ciência botânica são estruturas que funcionam como pequenas estufas, onde se recriam as condições de um determinado ambiente natural. Neles é possível integrar plantas e fungos e uma série de pequenos animais, total ou parcialmente terrestres. Nesta oficina irás aprender a construir e a manter um terrário mediterrânico, explorando a biodiversidade única deste ambiente e como as plantas se adaptam às suas características. Mesmo sendo um ecossistema muito resistente, hoje encontra-se em perigo!! Estás pronto para criar, cuidar e proteger o nosso ecossistema mediterrânico?
QUE INVASORA SOU?
Nesta oficina vais conhecer as plantas invasoras que se instalaram nos nossos ecossistemas florestais, aprender sobre as suas principais características, como se propagam e porque são uma ameaça à nossa biodiversidade. Os motivos da invasão e os sucessos inerentes a cada espécie são muito diversos. É tudo isto que vais descobrir de forma lúdica e em sessões de observação no terreno para no final estares capaz de saber e compreender como se deve evitar a sua propagação e como se pode atuar no seu controlo.
O RIO PELO TEU OLHAR
Descobrir o rio, os seus segredos e sensações é uma experiência sem fim. Muitos são os seres que nele habitam e que dele dependem marcando o ritmo das estações. Cheiros, cores, sons e texturas invadem os nossos sentidos e a partir daqui a magia acontece… Nesta oficina desafiamos-te a “olhar o rio” e a desvendar todas as suas múltiplas formas e sensações. Sob um olhar atento descobrirás as diversas ligações que sustentam os ecossistemas ribeirinhos e toda a vida que deles depende.
UM RIO DE VIDA
Um rio é muito mais do que água que corre para o oceano, do que os peixes que nele habitam, do que as árvores que cobrem as suas margens e do que as aves que nele procuram abrigo. Falar de um rio é também falar de pessoas, de comunidades, tradições, histórias, lendas, canções, objetos, postais e património arquitetónico! Assim, proteger um ecossistema ribeirinho implica também ter presente a história da comunidade na sua ligação com o rio. Quando foi a última vez que fizeste um picnic à beira rio ou usufruíste de um mergulho nas suas águas? Vem descobrir o que nos une aos rios.
QUE SEGREDOS ESCONDE O FUNDO DO RIO?
O rio é um lugar com imensa vida e o seu fundo esconde vários tesouros. Queres ficar a conhecê-los? Apresentamos-te os macroinvertebrados, pequenos organismos que vivem no rio e que nos ajudam a perceber o estado da qualidade da água. Veste a pele de investigador e aventura-te no rio para observar estes seres vivos.
CUIDAR DE MIM E DO PLANETA
No nosso dia-a-dia são muitos os produtos de higiene pessoal que utilizamos. No entanto, sem nos apercebermos muitos deles contêm produtos pouco saudáveis para nós e para o ambiente. A solução é bastante simples: utilizar produtos cosméticos naturais, isentos de químicos e amigos do planeta. Para tal, bastará conhecermos alguns bons ingredientes, conhecermos algumas regras da química e criarmos os nossos próprios produtos.
NO COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR
Nesta atividade os participantes são convidados a compreender os impactos negativos do desperdício alimentar e a conhecer técnicas culinárias para aproveitar integralmente os alimentos, evitando descartes desnecessários. No final da oficina, os participantes estarão capacitados a aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas próprias cozinhas, contribuindo assim para a redução do desperdício alimentar e para a promoção de hábitos alimentares ecologicamente mais responsáveis.
TÁ NA HORTA
Que bom que é colher os legumes e os frutos diretamente da horta e saboreá-los plenos de aroma e sabor! A Natureza é generosa e a todos dá-nos esta oportunidade. Prepara-te para mexer e remexer na terra. Como criar uma horta familiar ou comunitária onde todos podem ajudar. Pondo em prática a economia circular e os princípios da agricultura biológica criaremos um oásis de vida rico em biodiversidade e alimentos.
COMPOSTAGEM EM CASA
Esta oficina sensibiliza para a importância de integrarmos o sistema alimentar na roda da economia circular. Depois de bem aproveitados todos os componentes nutritivos dos alimentos – cascas, caules e ramas – pois, nada deve ser desperdiçado – há que fazer a compostagem dos resíduos resultantes e devolver os nutrientes ao solo. Para tal, os participantes irão aprender a criar um mini-compostor com garrafa ou garrafão PET para reproduzir em casa e ajudar na compostagem dos resíduos orgânicos.
DIETA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
É sabido que todas as nossas ações de sobrevivências e escolhas de consumo exercem um determinado nível de desgaste no nosso planeta. Mas estaremos verdadeiramente conscientes do impacto ambiental diretamente relacionado com a nossa dieta alimentar e sobre a atenuação deste problema? Partindo do conceito da pegada ecológica da alimentação e dos seus efeitos devastadores nas alterações climáticas e nos ecossistemas terrestres e aquáticos, analisaremos casos de estudo e dados científicos que nos ajudem a diminuir o impacto ambiental da nossa alimentação e a encontrar o melhor compromisso tanto para a nossa saúde como para a saúde do planeta.
Dashboards
2º Ciclo
AS CIDADES DO FUNDO DO MAR
Embarca numa viagem com o Hippo, um cavalo-marinho muito curioso e aventureiro, que te vai levar a conhecer as cidades do fundo do mar e os seus habitantes. Vais ficar a conhecer locais mágicos no mar e descobrir todos os segredos dos animais que aqui vivem. No final desta aventura serás um verdadeiro guardião do Oceano!
SABER ESCOLHER, QUE PEIXE VOU COMER?
A combinação única de proteínas de qualidade elevada, vitaminas e nutrientes que apenas existem no pescado, faz dele uma excelente fonte de alimento. Mas será que sabes como escolher o peixe, de forma a não colocar em risco as espécies e os ecossistemas? Consumir de forma responsável significa consumir menos e melhor, considerando os impactes ambientais, sociais e económicos. Nesta atividade vais aprender a importância de fazer escolhas ambientalmente responsáveis e como escolher o melhor peixe para levar para casa.
“DESPLASTICAR” PARA O MAR PRESERVAR!
Todos os anos, cerca de oito milhões de toneladas de plástico invadem o oceano, o equivalente a um camião cheio de lixo a cada minuto. Peixes, aves, répteis e mamíferos marinhos acabam por sofrer as consequências diretas dos nossos atos. Mas o ser humano também é gravemente afetado e nem sempre se apercebe disso. Nesta atividade vais perceber o que podes fazer para evitar que o plástico chegue ao oceano e como incentivar que outras pessoas se juntem a esta causa.
MARÉ CHEIA DE VIDA
À medida que a maré vai descendo, ficam a descoberto as poças de maré, janelas abertas para o fundo no mar. Numa visita guiada a estes locais únicos vais ficar a conhecer os animais que aqui vivem e os seus “truques” para conseguirem suportar estas condições extremas.
ÁRVORES DE MÃOS DADAS
As florestas são mundos mágicos e gigantescos, mas que em muito se assemelham a uma pequena família. Nesta oficina vais descobrir as histórias das “árvores-mãe” e o quanto são importantes nas nossas florestas e no nosso planeta.
O MUNDO DOS INSETOS: CONHEÇA OS HABITANTES DO JARDIM
Conhece o fascinante mundo dos insetos! Descobre a sua importância ecológica e as causas do seu declínio. Com a ajuda de redes, lupas e guias de campo irás identificar a sua grande diversidade. Recorre também à app INaturalist e à Lista Vermelha dos Invertebrados de 2023. Tornar -te um cientista cidadão e ajude reverter o declínio dos insetos.
SOLO, VAIS E NÃO VOLTAS?
Apesar de ser um dos recursos naturais mais imprescindíveis à vida na Terra, o solo é um dos recursos mais ameaçados da atualidade. É urgente prevenir e remediar o mais possível. Relacionando o grau de erosão dos solos com o seu grau de cobertura iremos perceber como as plantas desempenham um importante papel na sua retenção e como podem ser as nossas grandes aliadas.
ALERTA… HÁ INVASORAS AQUÁTICAS AQUI!
“Ouvi dizer que há invasoras aqui!… Ouviram falar disso?” Temos que nos preocupar? Entra nesta aventura e acompanha os encontros e desencontros de diferentes espécies e as suas peripécias. Será que consegues adivinhar o desfecho que nos reservam?
O RIO PELO TEU OLHAR
Descobrir o rio, os seus segredos e sensações é uma experiência sem fim. Muitos são os seres que nele habitam e que dele dependem marcando o ritmo das estações. Cheiros, cores, sons e texturas invadem os nossos sentidos e a partir daqui a magia acontece… Nesta oficina desafiamos-te a “olhar o rio” e a desvendar todas as suas múltiplas formas e sensações. Sob um olhar atento descobrirás as diversas ligações que sustentam os ecossistemas ribeirinhos e toda a vida que deles depende.
UM RIO DE VIDA
Um rio é muito mais do que água que corre para o oceano, do que os peixes que nele habitam, do que as árvores que cobrem as suas margens e do que as aves que nele procuram abrigo. Falar de um rio é também falar de pessoas, de comunidades, tradições, histórias, lendas, canções, objetos, postais e património arquitetónico! Assim, proteger um ecossistema ribeirinho implica também ter presente a história da comunidade na sua ligação com o rio. Quando foi a última vez que fizeste um picnic à beira rio ou usufruíste de um mergulho nas suas águas? Vem descobrir o que nos une aos rios.
QUE SEGREDOS ESCONDE O FUNDO DO RIO?
O rio é um lugar com imensa vida e o seu fundo esconde vários tesouros. Queres ficar a conhecê-los? Apresentamos-te os macroinvertebrados, pequenos organismos que vivem no rio e que nos ajudam a perceber o estado da qualidade da água. Veste a pele de investigador e aventura-te no rio para observar estes seres vivos.
CUIDAR DE MIM E DO PLANETA
No nosso dia-a-dia são muitos os produtos de higiene pessoal que utilizamos. No entanto, sem nos apercebermos muitos deles contêm produtos pouco saudáveis para nós e para o ambiente. A solução é bastante simples: utilizar produtos cosméticos naturais, isentos de químicos e amigos do planeta. Para tal, bastará conhecermos alguns bons ingredientes, conhecermos algumas regras da química e criarmos os nossos próprios produtos.
NO COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR
Nesta atividade os participantes são convidados a compreender os impactos negativos do desperdício alimentar e a conhecer técnicas culinárias para aproveitar integralmente os alimentos, evitando descartes desnecessários. No final da oficina, os participantes estarão capacitados a aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas próprias cozinhas, contribuindo assim para a redução do desperdício alimentar e para a promoção de hábitos alimentares ecologicamente mais responsáveis.
TÁ NA HORTA
Que bom que é colher os legumes e os frutos diretamente da horta e saboreá-los plenos de aroma e sabor! A Natureza é generosa e a todos dá-nos esta oportunidade. Prepara-te para mexer e remexer na terra. Como criar uma horta familiar ou comunitária onde todos podem ajudar. Pondo em prática a economia circular e os princípios da agricultura biológica criaremos um oásis de vida rico em biodiversidade e alimentos.
COMPOSTAGEM EM CASA
Esta oficina sensibiliza para a importância de integrarmos o sistema alimentar na roda da economia circular. Depois de bem aproveitados todos os componentes nutritivos dos alimentos – cascas, caules e ramas – pois, nada deve ser desperdiçado – há que fazer a compostagem dos resíduos resultantes e devolver os nutrientes ao solo. Para tal, os participantes irão aprender a criar um mini-compostor com garrafa ou garrafão PET para reproduzir em casa e ajudar na compostagem dos resíduos orgânicos.
Concurso de Desenho de Borboletas
2ª EDIÇÃO
O concurso de desenho "Plantar Borboletas", no âmbito do projeto de ciência-cidadã Be Butterfly Friendly, tem como principal objetivo, promover a proteção e conservação das borboletas e dos polinizadores, associados às hortas pedagógicas e aos espaços naturais dos concelhos de Portugal.
O concurso pretende igualmente promover o desenho de natureza. Os trabalhos, após uma pré-seleção dentro das escolas, serão submetidos a concurso. O júri analisará os trabalhos e selecionará três vencedores, em 4 categorias - Ensino Pré Escolar, Ensino Básico 1º e 2º Ciclo, Ensino Básico 3º Ciclo e Ensino Secundário. A seleção e classificação de trabalhos/desenhos/ilustrações será realizada de acordo com os critérios definidos no regulamento.
A participação na 2ª edição do concurso (2004/2025) está aberta a qualquer aluno das escolas do território português, desde o pré escolar ao secundário. Cada escola pode participar com uma proposta, de um aluno. Deve ser referido o professor coordenador do Projeto Be Butterfly Friendly na Escola.
PRÉMIOS
Os prémios a atribuir são os seguintes, nas 4 categorias:
- Ensino Pré Escolar
1.º prémio | € 25,00 (vinte e cinco euros) em cartão FNAC; - Ensino Básico 1º e 2º Ciclo
1.º prémio | € 25,00 (vinte e cinco euros) em cartão FNAC; - Ensino Básico 3º Ciclo
1.º prémio | € 50,00 (cinquenta euros) em cartão FNAC; - Ensino Secundário
1.º prémio | € 50,00 (cinquenta euros) em cartão FNAC.
1ª EDIÇÃO
VENCEDORES