«Entrepreneursip Education: A path to success»

Categoria: Noticias Criado em quinta, 22 novembro 2018, 15:47

alteraçãoAssociação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) abraça novo projeto, com duração de 1 ano, destinado a jovens empreendedores (entre os 14 e os 18 anos), associações juvenis locais, professores e jovens trabalhadores dos países parceiros.

Consolidar as parcerias estabelecidas e traçar/finalizar a fase preparatória do Projeto, foi o objetivo da primeira reunião de parceiros do projeto Entrepreneursip Education: A Road to success, realizada em Palma de Maiorca no dia 20 de novembro, na qual estiveram presentes dois elementos da ASPEA (Núcleo de Aveiro). Esta reunião, que juntou 7 parceiros do projeto (num total de 4 países), serve como Kick off do projeto.

Para Íris Silva, técnica de projetos da ASPEA, este projeto é um desafio e uma oportunidade ótima para «consolidar conhecimentos no âmbito do empreendedorismo», para a esta colaboradora «será uma mais valia partilhar conhecimentos com todos os parceiros envolvidos», que contam com bastante experiencia, no que toca a implementação de projetos desta envergadura.

Este projeto, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ Juventude em acção, visa obter um quadro de práticas ao nível dos programas de educação para o empreendedorismo em diferentes contextos, regionais e locais, almejando a consolidação destas práticas e programas, bem como da sua partilha por parte dos parceiros envolvidos, que vêem o empreendedorismo jovem como uma possível estratégia de criação de valor no seu território. 

Promover práticas, modelos e formações em empreendedorismo, no seio de corporações e empresas, faz parte dos objetivos de «Entrepreneursip Education: A Road to success» que tem, ainda, previstas ações de formação para formadores, assentes em modelos e metodologias de Educação Empreendedora, centradas nos estudantes do ensino secundário; um concurso em Business ideas, melhorar os programas educativos de empreendedorismo existentes; criar plataformas pedagógicas e didácticas e promover a cooperação internacional e o dialogo intercultural com práticas de EE.

Como metas para este projeto está, também, previstas a criação de uma plataforma digital com recursos didácticos e programas educacionais de empreendedorismo.

O projeto Erasmus +«Entrepreneursip Education: A Road to success» é liderado pela Direção Regional da Juventude dos Açores (DRI), tendo como parceiros estratégicos a ASPEA, a Agência DNA Cascais (DNA), o GesLearning - Educação para o Futuro, o Innovation Training Center (ITC) e, ainda, o Institutul Intercultural Timisoara e a Stara Zagora Regional Economic Development Agency.