situs togel resmi

O CLIMA É CONNOSCO

climalogo

Site do Projeto: http://oclimaeconnosco.wix.com/o-clima-e-connosco

 

 

ASPEA é vencedora do concurso “O clima é connosco”


O prémio. é resultado da campanha da Imprensa Nacional-Casa da Moeda “Uma Moeda Uma Causa”, que comercializou coleção especial de moedas que chamam a atenção para as questões climáticas


É com muita alegria que noticiamos que a ASPEA foi a vencedora do concurso nacional “O clima é connosco”. Lançado em junho de 2015 pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o concurso tinha como finalidade a concepção, o desenvolvimento e a implementação de uma campanha de comunicação de âmbito nacional de sensibilização e empoderamento da população em geral sobre as alterações climáticas.


De acordo com o regulamento do concurso o objetivo do mesmo é “contribuir para o conhecimento sobre alterações climáticas e sobre os impactos das escolhas e decisões dos cidadãos para uma necessária e urgente redução de emissões nocivas para a atmosfera, contribuindo desta forma para uma economia resiliente e de baixo carbono”.


Vale ressaltar que o prémio é resultado de uma campanha mais ampla feita pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM), no âmbito do plano numismático para 2015, que cunhou e comercializou uma moeda de coleção integrada na série “Uma Moeda Uma Causa”. Parte das receitas da venda desta moeda serão revertidos para a ASPEA, como vencedora do concurso.


A ASPEA está neste momento a trabalhar na concretização do plano de comunicação sobre as alterações climáticas que terá diferentes etapas. A primeira etapa será a preparação e criação da identidade corporativa da campanha e a criação de uma plataforma web do projecto. Nesta sequência, serão realizadas ações de divulgação e promoção da participação e implicação cidadã, com atividades em escolas e eventos para a população em geral, como as Conversas& Oficinas sobre o Clima, o Clima em Festa, que passará por Lisboa, Açores, Madeira, Faro, Leiria e Avintes. A segunda etapa ainda contará com um passeio ciclístico na Murtosa, pedalando pelo clima“, em Aveiro e a presença no Festival de Cinema Ambiental CineEco de Seia. A terceira e última etapa será o momento de avaliação do projeto.


Os coordenadores do projeto “O Clima é Connosco” na ASPEA, Fátima Matos Almeida e Joaquim Ramos Pinto, explicam que o projeto trabalha conceitos e perceções das pessoas de forma a que “as alterações climáticas não sejam vistas como um problema “dos outros”, mas sim como um problema de todos, e que está nas nossas mãos, nas nossas ações do dia-a-dia, contribuir para a sua mitigação e adaptação”. O plano de comunicação vai envolver tanto a parte teórica, com linguagem e design. Quanto à parte prática, com as ações nas escolas e eventos para a população em geral, visa “situar as alterações climáticas como um problema social e individualmente relevante, onde todos e todas temos responsabilidade, interligando as suas causas e as suas consequências com os espaços em que se desenvolve a vida quotidiana de todos e todas nós, com a finalidade de promover e privilegiar estilos de vida de baixo carbono”, completam os coordenadores do projeto.


O seminário de apresentação e lançamento do plano de comunicação sob o mote “O clima é connosco” teve lugar no dia 9 de abril de 2016, na Escola Superior de Educação de Viseu (Rua Dr. Maximiano Aragão), no âmbito das XXII Jornadas Pedagógicas da ASPEA. A sessão iniciou-se com a conferência proferida pelo Prof. Doutor Pablo Ángel Meira Cartea “COMUNICAR AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: RESPOSTAS AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, seguida da apresentação pública do respetivo plano de comunicação “O clima é connosco” e sessão de encerramento das XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, presidida pelo Exmº Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Carlos Martins.

 

facebook clima

 

Resumo das acções do plano de comunicação

1. Criação da imagem do plano de comunicação

A criação de uma identidade própria, com uma imagem de referência e uma assinatura que dá o mote a toda a campanha, permite a criação de maior notoriedade e visibilidade de toda a ação de sensibilização, contribuindo para potenciar os efeitos positivos da mesma.

2. Seminário de apresentação e lançamento do plano de comunicação

Será apresentado de forma oficial, antecedida de uma divulgação alargada nos meios de comunicação social. Faremos o convite a especialistas implicados nesta temática das alterações climáticas.

3. Concurso de curtas-metragens “O Clima é connosco”

Envolver a sociedade no que concerne às alterações climáticas, para que crie ferramentas de comunicação em formato de vídeo, expondo situações reais que ocorrem no nosso país, inseridas na problemática das alterações climáticas, nomeadamente as causas, consequências, adaptações, mitigação, vistas de diversas perspetivas, desde a arte, a ciência, às ações individuais ou coletivas.

4. Concurso de Infográgicoscharts sobre as alterações climáticas

5. Criação de plataforma web e redes sociais

Se encontrarão disponíveis informações, recursos, notícias e atividades, assim como dicas para o cidadão se implicar e agir perante os desafios das alterações climáticas.

6. Sessões de oficinas " O clima é connosco"

Destinadas a diferentes públicos/coletividades/associações, têm como objetivo o desenvolvimento de jogos de simulação.

7. Sessões de conversas " O clima é connosco"

Destinadas a diferentes públicos-alvo, as sessões de Conversas sobre o Clima pretendem, apresentar de uma forma clara e prática uma visão geral sobre a evolução do clima até aos nossos dias e formas como todos podemos contribuir para a mitigação dos problemas relacionados com as alterações climáticas

8. De Comboio pelo Clima

Será desenvolvida nas carruagens dos comboios intercidades e regionais da CP - Comboios de Portugal e em estações de comboio, ao longo de três dias em nove itinerários a nível nacional. Nas estações de comboio está prevista a realização de sessões de animação, promovendo a interação com as pessoas, entre outras atividades.

9. Eventos Clima em Festa

Propomos aprofundar no conhecimento em matéria de mitigação das alterações climáticas, divulgando boas práticas e dinamizando comportamentos de baixo carbono na sociedade.

  •  Clima em Festa em Lisboa - com a participação da Escola Profissional Bento Jesus Caraça para a realização de um FlashMob.
  •  Clima em Festa em Anadia - na Feira do Ambiente. Quizs e jogos de simulação. 
  •  Clima em Festa na Horta, Açores – a ser desenvolvido no núcleo da ASPEA-Açores.
  •  Pedalando pelo Clima na Murtosa, Aveiro - contará com uma “bicicletada” onde os participantes serão sensibilizados para a importância do uso da       bicicleta e dos transportes públicos.
  • Clima em Festa em Faro - serão apresentados propostas educativas sobre alterações climáticas, contando com o apoio do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira.
  •  Clima em Festa em Leiria - será organizado no Mercado de Leiria e contará com a participação de produtores locais tendo em vista a sensibilização para a adoção de boas práticas de consumo.
  •  Clima em Festa no Parque Biológico de Gaia - alertar para a perda de biodiversidade associada às alterações climáticas.

10. Sessão pública de encerramento no Festival de Cinema Ambiental CineEco de Seia - a par da apresentação dos resultados do projeto, neste evento serão visualizadas as 10 curtas-metragens selecionadas no concurso, e serão dinamizadas oficinas e propostas as atividades de continuidade.

Para mais informações contactar para 917.878.100 / 916.635.638


Para conhecer a moeda de coleção pode consultar em:

https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/ComunicadoseNotasdeInformacao/Paginas/combp2015111

 

Moeda twofaced trans

 

jasa kirim mobil