ASPEA promove intercâmbio com Finlândia

Noticia Intercambio Finlândia
 
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) vai participar na Finnish-Portuguese School Week in Rauma - A Week of Young Citizen Science, que se realiza na cidade de Rauma (NW Finlândia) entre 24 e 28 de Abril 2016. 
Este intercâmbio enquadra-se no programa demonstrativo Waters near our schools, que a cidade de Rauma iniciou em 2013, no âmbito da reforma do sistema educativo Finlandês, e no qual alunos entre os 11 e os 14 anos participam na monitorização do ambiente municipal, como parte da sua educação escolar.
Waters near our schools é um projeto comunitário, que adota o modelo de aprendizagem baseada em projetos, em contextos reais, e exige a realização de muitas atividades no exterior e trabalho de equipa. Pressupõe ainda a cooperação internacional e o estímulo da comunicação, que será concretizado através da Finnish-Portuguese School Week.
Durante 3 dias os alunos vão participar em sessões conjuntas de apresentação de projetos de monitorização (Projeto Rios e My Observatory from Rivers to Ocean promovidos pela ASPEA e o projeto Mene de Rauma), em workshops sobre equipamentos eletrónicos de monitorização ambiental, utilizar drones para monitorização ambiental, realizar jogos cooperativos no exterior, observar aves na zona costeira, entre outras. 
A delegação portuguesa reunida pela ASPEA (16 jovens e 4 adultos) é constituída por alunos do Colégio Santa Maria (Lisboa), da Escola Profissional Gustavo Eifel (Amadora), da Escola Secundária Ginestal Machado (Santarém) e do Colégio Nossa Senhora de Fátima (Leiria), e ficará acomodada durante estes 3 dias com famílias finlandesas, proporcionando uma aproximação entre as culturas.
Este intercâmbio, organizado pelos serviços educativos da cidade de Rauma e pelo Instituto de Ambiente Finlandês, contou com o financiamento da FORCHEM, de Rauma, uma empresa portuguesa do grupo RESPOL, sediada no município de Leiria. Os alunos vão ter também oportunidade de visitar a FORCHEM, uma unidade de transformação de resinas, e conhecer as suas políticas de minimização do impacto negativo no ambiente.
A Finnish-Portuguese School Week in Rauma - A Week of Young Citizen Science, vai ao encontro dos objetivos da ASPEA, de fortalecer o papel dos jovens nas atividades, eventos e ações que desenvolve fora e dentro do país. A partilha de experiências entre jovens, adultos, famílias e instituições será a tónica da semana, com grande importância para o enriquecimento pessoal da delegação e também o enriquecimento institucional da ASPEA.
Para mais informações contactar Maria João Correia (ASPEA) – 919 235 722
jasa kirim mobil