"De Comboio pelo Clima"

Cartaz 58x38 Conheza Valorize reduzido

 

 

http://oclimaeconnosco.wix.com/o-clima-e-connosco

 

A ASPEA e a CP viajam juntos com o objetivo de alertar os cidadãos para as alterações climáticas


«De comboio pelo clima» é uma atividade promovida pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) em parceria com a CP – Comboios de Portugal e a Pantopeia – associação cultural de criação e promoção artística, com a finalidade de juntos alertarem os Portugueses para as alterações climáticas e para a adoção de hábitos que promovam a redução dos níveis de emissões de dióxido de carbono, de metano e de óxido nitroso.


Através do recurso a cenários e fatos alusivos ao tema pretende-se alertar, de forma criativa e lúdica, para a compreensão sobre as acções do quotidiano relacionadas com as alterações climáticas. A ação será desenvolvida nas carruagens dos comboios Alfa Pendular, Intercidades, Regionais, InterRegionais e Urbanos da CP-Comboios de Portugal, nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, promovendo a interação com as pessoas, e a dinamização de sessões de flash mob em praças, jardins, e estações de comboio, ao longo de três dias em quinze itinerários a nível nacional.


No decorrer das ações pretendemos sensibilizar diretamente 5.000 pessoas, aos quais serão distribuídos cerca de 1.500 postais e folhetos informativos conect@ com o clima e informação sobre o projeto, em formato de passatempo. Serão, ainda, dinamizados jogos de simulação sobre a mitigação e adaptação às alterações climáticas. A ação “De comboio pelo clima” será dinamizada por uma equipa de animadores socioculturais com preparação para este evento em especial, coordenado pelo nosso parceiro nesta iniciativa “Pantopeia”.


Num dos percursos em que participará o Sr. Secretário de Estado do Ambiente, haverá uma carruagem dedicada ao evento para realização de um fórum/debate com especialistas em matéria de alterações climáticas, representantes de ONGAs e jornalistas.


Estas atividades enquadram-se no âmbito do projecto vencedor “O clima é connosco”, cujo prémio é resultado de uma campanha mais ampla feita pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM), no âmbito do plano numismático para 2015, que cunhou e comercializou uma moeda de coleção integrada na série “Uma Moeda Uma Causa”. Parte das receitas da venda desta moeda serão revertidas para o plano de comunicação nacional sobre alterações climáticas concebido e executado pela ASPEA.

 

Para mais informações pode acompanhar em http://oclimaeconnosco.wix.com/o-clima-e-connosco

 

Para conhecer a moeda de coleção pode consultar em:

https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/ComunicadoseNotasdeInformacao/Paginas/combp20151111.aspx

 

climalogo

jasa kirim mobil