Comemoração do dia da Biodiversidade na QEM

bioblitz

No passado sábado, dia 26 de maio, a Quinta Ecológica da Moita (QEM) foi palco das comemorações do dia da Biodiversidade com o evento Bioblitz.

 

Neste dia a QEM ofereceu aos participantes Oficinas Escola Floresta, oficinas que assentam numa filosofia muito específica que mira o individuo como um todo, o que permite ao facilitador orientar as actividades de acordo com os interesses, a disponibilidade física e emocional dos participantes. Assim, trabalha-se ao nível da inteligência emocional, da auto consciência, da auto regulação, da empatia, da auto motivação e das capacidades sociais.

De acordo com esta filosofia aprende-se a manusear diferentes tipos de ferramentas que permitam aos participantes, por exemplo: construir abrigos, fazer fogo, tirando, sempre, partido do melhor que a natureza tem e aprendendo a respeitar, a cuidar e a preservar os espaços naturais que a todos pertence.

Graças a esta filosofia a construção e partilha do conhecimento fazem parte de um processo gradual, no qual as pessoas têm de sentir que o espaço que ocupam lhes é benéfico pois só assim se conseguirão ‘movimentar’ nele.

O dia contou com a participação de um grupo de escuteiros e de cerca de 50 pessoas que participaram na acção de voluntariado para remoção de espécies invasoras.

A acção de voluntariado consistiu na remoção de vegetação invasora no espaço da horta mandala, a horta comunitária da QEM.

33766999 1671718226276781 4791958530418540544 n

jasa kirim mobil