Voluntariado Ambiental em Coruche

voluntariado ambiental

No âmbito do programa de voluntariado ambiental da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), foi organizada uma atividade de mapeamento de plantas invasoras.

A atividade realizou-se no dia 26 de maio em Coruche, com o apoio da Câmara Municipal local, e foi dinamizada por duas jovens da região, que estão a desenvolver um projeto de mobilização de jovens para a participação em ações de voluntariado ambiental (“Embrace Volunteering”).

A ação contou com a presença de um grupo de 40 escuteiros, do agrupamento 119, e outros voluntários. Durante um percurso de cerca de 3km, que se realizou em meio rural e meio urbano, os jovens identificaram 4 espécies invasoras: Acácia-negra, Cana, Pinheirinha e Figueira-da-Índia, registando-as numa aplicação da Universidade de Coimbra, que pretende mapear as espécies invasoras em Portugal (invasoras.pt).

Além de abordar o tema das plantas invasoras, esta atividade também procurou identificar problemas socio-ambientais, com o objetivo de propor soluções à Câmara, através da APP Município de Coruche. Os jovens concluíram que a vila de Coruche precisa de mais zonas verdes, essencialmente para proporcionar sombra na ciclovia e em outras áreas de lazer, e mais ecopontos.

Os resultados da ação do projeto Embrace Volunteering serão apresentados no III Congresso juvenil Caretakers for the Environmental International que decorrerá de 8 a 14 de julho, na Áustria (cei2018at.wixsite.com/cei2018).

Queremos agradecer aos escuteiros e aos restantes voluntários por terem participado nesta que foi a primeira atividade que dinamizamos, e convidá-los a abraçar o voluntariado e a participar nas atividades da ASPEA connosco. O programa de voluntariado ambiental da ASPEA ocorre, normalmente, no último domingo de cada mês. Informe-se através do site da Associação clicando, aqui!

 

Joana Ferreira e Maria Feitor 

papapapapapapa

WhatsApp Image 2018 05 27 at 20.14.51  

 

 

jasa kirim mobil