Resultados da 3ª conferência Europeia da Joventude - Let's Take Care of the Planet

banner ltcp

A Conferência Europeia foi coorganizada entre 21 e 24 de maio de 2018 pela organização francesa Monde Pluriel e a associação portuguesa ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, em Oeiras, Lisboa e Cascais, esta última representando a Capital Europeia da Juventude 2018.

A conferência juntou 82 jovens de 10 nacionalidades diferentes, entre eles, 66 delegados nacionais com idades compreendidas entre 13 e 16 anos e 16 facilitadores com 18 a 30 anos de idade. Estes jovens tiveram a missão de representar milhares de outros espalhados por toda a Europa, para inquirir, debater e se comprometerem com sociedades mais sustentáveis, valorizando os seus compromissos através de ferramentas de educomunicação.

9 Países europeus enviaram a sua delegação para Oeiras de modo a participarem no evento, representando e inspirando mais de 10.000 jovens envolvidos na dinâmica da rede LTCP na Europa. A Bélgica, 10º país participante, foi representada por 4 facilitadores de uma organização parceira da rede LTCP em Bruxelas, Service Volontaire International (SVI). Em paralelo, 20 professores de 9 países participantes colaboraram e produziram um documento onde abordam a necessidade de criar práticas pedagógicas mais envolvidas na área da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

Este ano, a Conferência foi desenvolvida em torno de 6 temáticas inspiradas nos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da agenda 2030 das Nações Unidas: biodiversidade, energia limpa, água e saneamento, produção e consumo responsável, saúde/bem-estar e qualidade do ar, alterações climáticas.

Os 2 momentos altos foram dedicados à oportunidade de diálogo entre as jovens delegações e os responsáveis políticos portugueses: no Centro Cultural de Cascais com os Eurodeputados e no parlamento português com os deputados nacionais que representam a comissão de ambiente. Estes encontros e debates permitiram aos delegados valorizarem as suas ações e desafiarem os seus representantes políticos em assuntos e problemas que nos são próximos e que dizem respeito a todos.

A conferência não ficou concluída sem os delegados apresentarem as suas produções coletivas. Desta reunião surgiram produtos como imagens e vídeos criados pelos jovens repórteres da Agência Jovem de Notícias e posters originais demonstrando o compromisso dos diferentes delegados. Um dos outputs mais esperados da conferência foi a Carta de compromissos “Let’s be the change!” que resultou das conclusões de todos os debates e workshops realizados durante o evento. Isto tudo acompanhado por uma energética batucada com instrumentos feitos de materiais reutilizados!

Pode ver aqui o vídeo geral da Conferência e aqui o vídeo da leitura da Carta.

jasa kirim mobil