The Entrepreneurs of the Future

FOTO

The Entrepreneurs of the Future é o novo projeto, no âmbito do Programa ERASMUS+, em que a ASPEA participa como parceiro. Este projeto Europeu teve início em 2018 e prolongar-se-á até 2020, inserindo-se na tipologia de Acção KA2 - “Parcerias Estratégicas para o Sector da Formação e Educação Vocacional”, com a referência 2018-1-PL01-KA202-051120.

A coordenação do projecto está ao cargo do Centre for Continuing Education (CKU), em Bialystok (Polónia), uma escola pública para adultos, criada em 2005, que conta com cerca de 60 professores, tendo sido responsável pela graduação de mais de 3600 estudantes.

O projeto envolve professores, estudantes (com idades superiores a 15 anos) e representantes institucionais de diferentes países Europeus, nomeadamente, Polónia, Portugal, Alemanha, Finlândia, Islândia e Suécia.

Portugal está representado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), pelo do seu Presidente, Joaquim Ramos Pinto, e por três professoras da Escola Secundária Alves Martins (Viseu), Alda Nabais Franco (Física e Química), Fátima Pinho (Biologia e Geologia) e Graça Pinto Pereira (Inglês e Alemão). A ASPEA é a única entidade não-governamental de ambiente que participa no projeto, em representação da sociedade civil.

Participam ainda no projeto a escola secundária Karlfeldtgymnasiet, localizada em Avesta, na região de Dalarna, Suécia, a qual possui programas para o ensino profissional e geral, a escola Berufsbildenden Schulen, em Lüchow, na Alemanha, situada numa região rural da Baixa Saxónia, a escola secundária Ulvilan Lukio, especializada no ensino de ciências, artes, desporto e línguas estrangeiras, em representação da Finlândia, e a escola secundária Fjölbrautaskólinn við Ármúla, situada na capital da Islândia, Reykjavík, que tem a particularidade de promover o ensino à distância, através da utilização das novas tecnologias de comunicação e da internet.

 

OBJETIVOS

O projeto pretende promover a inovação e as competências empreendedoras nos métodos de ensino:

  • melhorar a consciência na cidadania Europeia no espetro social dos futuros empreendedores;
  • promover a sensibilização de professores e estudantes para o empreendedorismo social e ambiental, sobretudo ao nível da inclusão social;
  • contribuir para o contacto internacional e o trabalho entre escolas e organizações na Europa, para o aumento de atitudes positivas para os projectos Europeus e para os valores da União Europeia, promovendo o intercâmbio cultural e linguístico.

Neste sentido, o projeto é horizontal, englobando os níveis de educação formal e não-formal, profissional e formação de adultos. Como tal, serão partilhados:

  • projetos nacionais e exemplos de boas práticas em empreendedorismo ambiental e social;
  • resultados de projetos de investigação científica nestes âmbitos;
  • informações sobre os diferentes sistemas de ensino e boas práticas educativas, especialmente no que se refere à forma como são tratados formalmente os conteúdos relativos ao empreendedorismo;

Procurar-se-á ainda construir parcerias e cooperar sobre o futuro da Europa e dos futuros jovens trabalhadores, no sentido do reforço do espírito europeu.

 

ATIVIDADES

O projeto irá realizar as seguintes atividades:

  • reuniões de disseminação e cooperação, com o objectivo de divulgar os resultados do projecto ao maior número de jovens e adultos;
  • atividades extracurriculares, como workshops de trabalhos manuais e expressões, visitas temáticas, etc.;
  • observação de estudos e outros trabalhos pelos professores, estudantes e representantes institucionais, em escolas, empresas e organizações sem fins lucrativos com responsabilidade social e ambiental;
  • eventos de partilha de boas práticas em empreendedorismo social e ambiental no ensino e em contexto real escolar, contando com a participação de especialistas provenientes dos vários países que integram o projeto.

  

REUNIÕES, AÇÕES DE FORMAÇÃO E INTERCÂMBIOS

O projeto contempla várias reuniões, ações de formação e intercâmbio destinadas a professores e alunos, nomeadamente:

  • a 1ª reunião transnacional do projeto, kick-off meeting, na cidade de Lüchow na Alemanha em 2018;
  • um curso presencial de curta-duração na Suécia para professores em 2018;
  • um curso e seminário em Portugal para professores em 2019;
  • a 2ª reunião transnacional do projecto na Polónia em 2019;
  • campo de inovação na Finlândia em 2019 para a mobilidade de estudantes e professores;
  • mobilidade de estudantes e professores, em empresas e projetos nesta área, em 2020, na Islândia;
  • 3ª e última reunião transnacional do projecto, em 2020, na Suécia, com o envolvimento de estudantes e professores dos vários parceiros institucionais.

 

Mais informações sobre o projeto em:

entrepreneursofthefuture.home.blog/