ASPEA na Áustria com «Let's experience nature» de Caretakers

caretakers Austria banner

Na semana de 8 a 14 de julho, eu e a Joana Ferreira participamos na conferência anual dos CEI (Caretakers of the Environmental International), na Áustria, em que o tema foi “Let’s experience nature”.

Esta conferência permite que jovens de diferentes idades e países partilhem um projeto que desenvolveram ao longo do ano.

O nosso projeto é sobre o programa de voluntariado ambiental da ASPEA, no qual nos envolvemos, e sobre a forma como estamos a tentar envolver mais pessoas em voluntariado. O projeto chama-se “Embrace Volunteering” e tem como objetivo principal envolver mais pessoas em voluntariado mas também sensibilizar acerca de problemas ambientais.

Durante o congresso foram organizadas uma série de atividades diárias que nos punham em contacto direto com a Natureza. Plantamos uma árvore numa das florestas da Áustria e deixamos uma placa com a forma do nosso país.

Duas das noites foram dedicadas a aprender mais sobre os diferentes países. Organizaram o Food Market, em que cada país levou um pouco da sua gastronomia, e a Cultural Evening, em que cada delegação fez uma performance acerca do seu país.

Todos os dias conhecíamos pessoas novas e fazíamos novos amigos. Sinto que se desenvolvem muitas competências, uma vez que temos que sair da nossa zona de conforto e apresentar-nos e ao nosso projeto a pessoas totalmente desconhecidas.

Foi uma experiência marcante que tenciono repetir tantas vezes quanto puder. Aconselho a todos os estudantes. No início não parece valer a pena mas depois até dá vontade de repetir a semana vezes sem conta.

Queremos agradecer à ASPEA por nos ter ajudado a participar e a desenvolver o projeto.

Maria Feitor e Joana Ferreira.

IMG 20180713 WA0015 

jasa kirim mobil