Projeto Rios no Festival da Água em Aldeias

pr Aldeias Gouveia

No dia 7 de julho o Projeto Rios marcou presença no festival da Água em Aldeias, uma pequena aldeia em Gouveia onde dinamizou um workshop, o “Há vida na Água das Aldeias”.

Neste workhop participaram pessoas de todas as idades. Desde os mais pequeninos, de 6 anos, aos maiores, de 86, muito foi o interesse em saber mais sobre os rios e registar a fauna e flora autóctone e exótica.

A parceria entre a ASPEA Associação/ Projeto Rios,CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, Liga Humanitária Social e Cultural de Aldeias, GAF Gouveia - Cidadania, Município de Gouveia, União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra e Aldeias de Montanha possibilitou a presença do projeto Rios em Aldeias, uma Aldeia com uma forte ligação à água, pela particularidade de ter várias ribeiras a cruzar a povoação.

Com o workshop dinamizado pelo projeto, os cerca de 20 participantes, conseguiram aplicar a metodologia do Projeto, manusear o material do KIT, observar macroinvertebrados e identificar espécies da fauna e flora local.

Segundo Carla Veríssimo, coordenadora Nacional do Projeto Rios «Ouviram-se cantigas e histórias de como se ia buscar água ao rio para regar, como os moinhos moíam os cereais, como se lavava roupa no rio. As crianças divertiram-se a fazer observações com binóculos, a fazer recolha de macroinvertebrados nos rio, com as redes de mão e a observá-los no final, na lupa binocular. Foi uma tarde muito agradável, num ambiente de aldeia».

 

Veja o registo fotográfico deste dia clicando, aqui

jasa kirim mobil