Vamos cuidar do planeta!

Bandeirayu

 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é a entidade coordenadora em Portugal do processo Vamos cuidar do Planeta!

 

Como surgiu?

Em Junho de 2010, 350 jovens representantes de 47 países juntaram-se em Brasília para participar na I Conferência Internacional “Vamos cuidar do Planeta”. Dois anos depois, a Associação Monde Pluriel organizou, na sede do Comité das Regiões, em Bruxelas, a 1º Conferência Europeia de Jovens pelo Ambiente, onde se reuniram 60 delegados, dos 13 aos 16 anos e 10 facilitadores, dos 18 aos 30 anos, de 15 países europeus. Estes jovens redigiram, em conjunto, uma carta aberta aos decisores políticos que foi entregue aos representantes europeus, e submetida à Cimeira da Terra Rio+20. Todo o processo de preparação das conferências tem como base as iniciativas e a valorização da opinião dos jovens, reconhecendo-se a sua capacidade de assumir responsabilidades individuais e compromissos coletivos com vista à implementação de ações locais adaptadas aos desafios globais.

Como é o processo?

É um processo sócio construtivo no qual as pessoas se juntam, debatem questões ambientais, desenvolvem ações transformadoras e depois se escolhem representantes para levar as decisões acordadas a outras conferências.


Alunos de 8 escolas participantes em Portugal, desenvolveram um projeto que foi apresentado na Conferência escolar na primeira semana de Março de 2015. Após a conferência escolar, um grupo de 5 delegados participaram na Conferência Europeia na sede do Comitê das Regiões, Bruxelas, em Maio de 2015 onde apresentaram os resultados e debateram assuntos relacionados com 'o cuidar do planeta'.


Para ver o video resumo da Conferência Europeia - Clique aqui

No próximo mês de Dezembro, dois dos delegados que participaram na Conferência Europeia, também irão fazê-lo na Conferência COY11 e COP21 em Paris.


Sairão mais informações da participação da ASPEA na COY11 e na COP21 em breve!

jasa kirim mobil