situs togel resmi

Projeto Rios recebe financiamento da FAM Foundation

O Projeto Rios foi um dos projetos selecionados com a bolsa da FAM Foundation, com o valor 20 000 euros. Esta bolsa será utilizada, ao longo dos anos de 2023 e 2024, no apoio à gestão e à coordenação do Projeto Rios e no robustecimento do webSIG do projeto, disponível online e de forma gratuita, com uma base de dados relativa às monitorizações dos rios e das ribeiras nacionais.

De acordo com o regulamento do Fundo de Financiamento FAM, anualmente são avaliados projetos de um conjunto de organizações com base em evidências de iniciativas inovadoras de alto impacto de organizações especialmente nos ODS 3, 4, 6 e 14, tendo o Projeto Rios sido um dos projetos selecionados para o FAM Grants.

Receber o apoio da FAM Foundation, através do reconhecimento e do financiamento deste projeto, é essencial para capacitar mais pessoas e criar mais recursos na literacia e proteção dos ecossistemas ribeirinhos, permitindo fortalecer e alargar a ação do projeto no território nacional.

O Projeto Rios tem vindo a atuar na conservação dos espaços fluviais, através da mobilização de grupos voluntários e adotantes de troços de rios e ribeiras, que com ações de melhoria e de monitorização dos troços adotados, contribuem para a resolução da problemática, de âmbito nacional e global, da perda de biodiversidade, a alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral às paisagens naturais.

A ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental assumiu o compromisso de coordenação nacional do Projeto Rios em 2006. Desde então têm sido dinamizadas várias saídas de campo, cursos de formação, palestras, criação de recursos didático pedagógicos, ações de apoio os grupos adotantes, materiais de divulgação de literacia sobre os rios e ribeiras de Portugal, entre outras ações.

Os objetivos do projeto vão de encontro com o referencial da Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Carta da Terra, Diretiva Quadro da Água e Diretiva Habitats.

Concretamente as atividades financiadas são:

  • 1) Desenvolvimento do webSIG do projeto, criando mais e melhores mapas de visualização sobre informação recolhida nas campanhas de monitorização levada a cabo pelos grupos adotantes;

PR 0 FAM 

  • 2) Divulgação do webSIG do projeto à comunidade, através de ações de formação, apoio à utilização das novas ferramentas nas saídas de campo, evento de apresentação da plataforma e Encontro de Monitores do projeto;

PR 1 FAM

A FAM Foundation é uma fundação portuguesa criada em 2020 por Ana Mendonça, cuja missão é a “proteção do mar e de todos os recursos de água naturais assegurando o seu futuro, através da promoção do seu conhecimento pelo desenvolvimento educativo, ambiental ou científico em Portugal e no Mundo”. Investindo em investigação, conhecimento e em impacto social e ambiental positivo e mensurável, a FAM Foundation procura organizações e projetos que possam trazer a sua missão à realidade.

Sabe mais sobre a FAM Foundation aqui.

Sabe mais sobre o Projeto Rios e acompanha todas as nossas atividades no website da ASPEA e no Facebook do projeto.

Junta-te à comunidade Projeto Rios!

jasa kirim mobil