situs togel resmi

ASPEA culmina o fecho do projeto Meet Your Forest com uma ação de formação sobre boas práticas de gestão florestal

O CEIA - Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico foi palco da ação de formação sobre boas práticas de gestão florestal, dirigida aos técnicos do projeto Meet Your Forest, promovida pela ASPEA em parceria com o consórcio deste projeto Erasmus+ e com o município de Paredes de Coura.

A ASPEA, na qualidade de entidade parceira do Projeto Erasmus+ Meet Your Forest, promoveu uma ação de formação dirigida aos técnicos florestais e educadores ambientais, de cada um dos parceiros nas instalações do CEIA - Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico, com o apoio do município de Paredes de Coura.

Esta formação teve como base os conteúdos da plataforma moodle disponíveis no site do projeto Meet Your Forest, e teve como objetivo capacitar vários técnicos florestais e de Educação Ambiental, de cada um dos países parceiros do referido projeto - Portugal, Espanha, Finlândia e Noruega - com o intuito de aumentar o alcance e o impacto dos resultados trabalhados ao longo do último ano junto do seu público-alvo - os proprietários florestais e as associações florestais de cada um dos referidos países.

“Estou contente por estar aqui, nesta atividade e neste projeto. Na Noruega trabalho com jovens. Esta atividade foi muito importante para mim, ver como as pessoas em Portugal pensam e como podemos cooperar, permitindo-me ter também um ponto de vista diferente e complementar. Quando voltar para a Noruega vou experimentar estas novas ideias no meu trabalho com os jovens. Foi uma experiência muito agradável para mim”, confessou Marte Dale, em representação da HGUT - Escola Superior de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Noruega.

Perspetiva semelhante deu Johan Barstad, da HGUT - Escola Superior de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Noruega, que mostrou-se encantado com toda a envolvência do Corno de Bico. “É um sitio fantástico, no meio da floresta, com animais”. “O Meet You Forest é sobre educar pessoas. É interessante e relevante a preocupação com a floresta e também com as pessoas pois sem as pessoas, a floresta não faz muito sentido. Somos quatro países que têm trabalhado juntos para criar material que possa ajudar outros educadores, outras pessoas que queiram saber e aprender sobre a floresta: uso, gestão, desenvolvimento das florestas”. Por fim, Johan Barstad faz um balanço positivo deste encontro definindo-o como “uma das oportunidades que tivemos de juntar as pessoas que fazem parte do projeto, de diferentes países, para se conhecerem e discutirem sobre este tema, o que é muito interessante porque há economistas, cientistas florestais, comunicadores, biólogos, muita gente diferente que, junta, acaba por aprender uns com os outros”.

O Projeto Meet Your Forest é um projeto de referência a nível europeu, cofinanciado pelo programa ERASMUS+, que pretende dar a conhecer as boas práticas de gestão florestal, mais adaptadas ao cenário das alterações climáticas e que melhor correspondem à urgência de revalorização e de usufruto da floresta, ajustadas aos novos mercados tecnológicos e de recreio da atualidade.

Segundo Anabela Pereira, Coordenadora do projeto Meet Your Forest, na ASPEA, “o projeto possibilitou uma interessante interação entre vários setores da floresta, desde a investigação, à Educação Ambiental, passando pelos serviços administrativos a sapadores florestais, que resultaram num levantamento muito completo de boas práticas de gestão e de uso inovador das florestas em Portugal. Estamos confiantes de que os vários recursos pedagógicos compilados terão uma importante componente educativa e de incentivo a novas respostas perante um cenário de rápidas transformações e perdas irremediáveis nas nossas florestas”.

jasa kirim mobil