situs togel resmi

Oficina de Formação acreditada destinada a Professores dos Grupos 420, 510, 520

Oficina_Mapear

A oficina de formação de dimensão científica e pedagógica (específica) em qualidade do ar ambiente, políticas públicas e cidadania direcionada a professores do 3.º Ciclo e Ensino Secundário surge no âmbito do projeto "Rede MAPeAR – Rede Educativa de mapeamento colaborativo da qualidade do ar ambiente", financiado pelo Fundo Ambiental com coordenação da ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).

Esta oficina está vocacionada para a capacitação específica e técnica de docentes monitores e coordenadores da rede MAPeAR que está implementada em 47 escolas em Portugal, desde 2020. Os docentes, através desta ação de formação, irão aprofundar os conteúdos teóricos e práticos na área da qualidade do ar ambiente, saúde pública e humana, participação pública e políticas públicas, no sentido de aplicar metodologias de participação, comunicação e apoio à formulação de políticas públicas, a desenvolver em contexto escolar e comunidade.

No processo de ensino-aprendizagem irão utilizar-se dados provenientes de modelos físicos e matemáticos, bem como dados medidos nas redes oficiais nacionais e europeias, além da exploração de boas práticas na gestão da qualidade do ar nas cidades e modelos de participação e de formulação de políticas públicas a nível local. Será dada especial relevância à discussão de soluções locais concretizáveis a curto e médio prazo, bem como a exploração e utilização de instrumentos de participação. Com esta ação de formação os professores terão ainda acesso a diversos recursos didáticos e bibliografia, que serão fornecidos em formato digital, e que poderão utilizar nas suas aulas.

PROGRAMA e INSCRIÇÃO

Número de horas acreditadas: 50 (25 h de contacto e 25 h de trabalho autónomo)

Horário de contacto da oficina:

  • Sábado - 15 de janeiro (online): 9h00-13h00 e 14h00-18h00
  • Sábado - 22 de janeiro (presencial na UTAD): 9h30-13h00 e 14h30-19h00
  • Sábado - 29 de janeiro (presencial na UTAD): 9h30-13h30
  • Sábado - 05 de fevereiro (online): 9h00-14h00

Esta formação acredita é gratuita e as refeições são asseguradas também gratuitamente.

Para os professores de escolas associadas à Rede MAPeAR o alojamento também é gratuito, pelo que estes professores deverão contactar a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental - através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

jasa kirim mobil