1º Encontro de Parceiros do projeto RIDE e participação no festival “Il Borgo e il Fiume”

RIDE

Nos dias 16 e 17 de julho, estivemos presentes na primeira reunião do projeto RIDE – River of Ideas, em Apice, Itália.

Este projeto tem como objetivo trabalhar com várias comunidades ribeirinhas, principalmente com os mais jovens, na redescoberta dos valores histórico-culturais ligados aos rios e na promoção da cidadania e participação ativa na conservação e regeneração desse mesmo património. Esta reunião teve como principais resultados a discussão e definição dos passos e metodologias para alcançar os objetivos do projeto.

Na primeira fase do projeto, cada parceiro irá trabalhar com um grupo de jovens de uma comunidade ribeirinha numa investigação sobre o património cultural e natural do rio e da sua comunidade, assim como pesquisar sobre as políticas de juventude, os principais meios de participação dos jovens na região e os principais obstáculos a essa mesma participação.

1º Encontro de Parceiros do projeto RIDE

A segunda fase será focada em trabalhar, com base nos dados recolhidos, a participação dos jovens na promoção e regeneração do património ribeirinho. Isto será levado a cabo através de cursos de formação e workshops em questões de sustentabilidade, green skills, economia verde e cidadania ativa, através de metodologias nas quais será promovido o diálogo direto entre os jovens e as empresas, sociedade civil e poderes locais. Estes processos serão compilados num toolkit, para jovens trabalhadores e organizações juvenis, com boas práticas a adotar na capacitação dos jovens em relação à conservação da Natureza.

O projeto europeu RIDE reúne seis parceiros de cinco países. Para além da ASPEA, o projeto conta, como parceiros, com o Associazione RibellARCI (Itália), a LINC Societa Cooperativa Sociale a Responsabilita Limitata (Itália), a Slovenia Drustvo Bodi svetloba (Eslovénia), a KANE Social Youth Development Civil Nonprofit Society (Grécia) e a Wildfluss Akademie (Alemanha). As ideias que forem surgindo serão apresentadas e premiadas no Festival dos Rios em 2024, em cada um dos países.

A par do Encontro de Parceiros, realizou-se o festival Il Borgo e il Fiume — A Vila e o Rio — onde se discutiu a questão da gestão dos rios, entre o povo, o poder político e as empresas. Esta foi a 4ª edição do festival, que começou como uma revolta e indignação do povo de Apice para com o estado do rio Calore. Mais concretamente, devido a um artigo intitulado Em Ponte Rotto, indiferença e esgoto. Michele Intorcia descreve um passeio pela procura de um lugar em que se sentisse que o "tempo fluísse ainda mais devagar e que os momentos se misturassem com o fluxo do rio, os perfumes ao ar livre e as imagens da arquitetura milenar recortada nos campos arborizados". Em vez disso encontra um rio seco e a exalar um "cheiro insuportável". Os problemas dos despejos ilegais, da poluição, da sobreexploração dos recursos hídricos, da ineficácia e da inércia dos processos políticos e judiciais, a recusa da voz dos mais jovens e do povo em geral na discussão e tomada de decisão, no que toca à gestão e valorização do território, foi o que conduziu à apresentação da candidatura RIDE, e à formação de um consórcio europeu para discutir estas problemáticas.

Festival Il Borgo e il Fiume

Para além de termos tido a oportunidade de apresentar os nossos projetos de Educação Ambiental focados nos ecossistemas ribeirinhos – Projeto Rios, Life Invasaqua, Living River - e de contribuir para a troca de conhecimento e experiências no campo da consciência ambiental e da participação pública na valorização do território, participámos no festival com o vídeo Alvoco, que fala um pouco da realidade dos rios em Portugal e dos principais desafios na conservação, indo ao encontro do envelhecimento e despovoamento de grande parte do território do interior de Portugal. Esta curta-metragem, realizada por Luís Antero e Tiago Cerveira, ganhou o 1º prémio, na categoria "Público geral", no concurso de curtas-metragens promovido pelo Projeto Rios.

situs togel online judi bola terpercaya situs togel 4d jarisakti138 spinbet138 mekar77 spinbet138 alternatif login jarisakti138 mekar77 login bandar togel toto agen toto togel situs toto togel 4d toto 4d togel terpercaya situs togel slot pasti dibayar menang slot dibayar slot jamin dibayar bandar toto togel menang pasti dibayar abutogel daftar slot gacor