BIBLIOTECA EA - BIODIVERSIDADE

Categoria: Recursos

 

GuiaInvasorasLife_capa

BrioAtlas - Portugal
Atlas dos briófitos ameaçados de Portugal

O objetivo principal deste Livro Vermelho e respetiva Lista Vermelha (BrioAtlas) é reunir e atualizar a lista dos briófitos ameaçados de Portugal, tentando estabelecer prioridades de conservação, reconhecer as áreas importantes para a conservação, assim como, apresentar normas e medidas que contribuam para uma eficiente manutenção da biodiversidade dos briófitos nacionais e, indiretamente, para a qualidade dos nossos habitats naturais.


ManualBotanica

Disciplina de Biologia - Módulo de Botânica
Instituto Superior de Agronimia

As plantas são essenciais para a nossa existência e são a base de todas as interacções das comunidades terrestres. Em termos de ecologia, as plantas e algas são os produtores da maioria das comunidades e, por isso, para entender como os animais e os ecossistemas funcionam, o conhecimento das plantas é crítico. Finalmente, as plantas são economicamente importantes porque os seus produtos, transformados ou não, são de utilização diária pelo homem. O módulo de Botânica procura dar a conhecer as plantas, dando ênfase à sua forma, função e estrutura. O conhecimento dos taxa com importância alimentar, medicinal e ornamental parece-nos fundamental nos domínios da biotecnologia, química e ecologia.


GuiaInvasorasLife_capa

Guia das Espécies Exóticas e Invasoras
dos rios, lagos e estuários da Península Ibérica

Os nossos ecossistemas estão sujeitos a inúmeras pressões e ameaças, algumas das quais atraíram a atenção dos media, aumentando a conscientização das nossas sociedades com mais ou menos sucesso. No entanto, quando nos referimos a Alterações Globais, a maioria de nós pensa em Alterações Climáticas. Embora estas sejam, sem dúvida, um dos principais motores dessa mudança global, a introdução de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) é também uma componente de destaque das Alterações Globais, sendo que, em muitos casos, as próprias Alterações Climáticas facilitam a invasão dos ecossistemas por espécies exóticas.


GuiaPlantasAquaticas

Guia das Plantas Aquáticas

O principal objetivo desta publicação consiste em fornecer aos não especialistas em botânica informação que permita identificar de forma fácil, mas correcta, algumas das espécies mais abundantes no continente português. Optou-se por incluir critérios de identificação seimples e macroescópicos e, sempre que possível, evitar a utilização de termos técnicos botânicos. Para os casos em que não foi possível evitar a sua utilização, apresenta-se no final da brochura um breve glossário.


LV_FlorVascular

Lista Vermelha da Flor Vascular

Neste volume apresenta-se a primeira Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, fruto do processo de avaliação do risco de extinção de 630 espécies de plantas nativas de Portugal continental, realizado entre 2016 e 2019, no âmbito de um projeto homónimo (com a referência POSEUR-03-2215-FC-000013) coordenado por duas associações científicas sem fins lucrativos – Sociedade Portuguesa de Botânica e Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação (PHYTOS) –, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP, e com a colaboração essencial de um vasto conjunto de voluntários de todo o país.