ASPEA é parceira no projeto "Entre Janelas e Para Além Delas" no Bairro de Santiago, em Aveiro
O projeto Entre Janelas e Para Além Delas, coordenado e sediado na associação Mon na Mon, do Bairro de Santiago, em Aveiro, é financiado pelo programa Bairros Saudáveis, com uma subvenção de 49.883€. Este projeto tem como objetivo principal desenvolver os laços sociais de pertença, identidade e solidariedade no Bairro de Santiago através da intervenção comunitária. A ASPEA é parceira deste projeto, cujos principais eixos de intervenção são a saúde, o eixo social e o eixo ambiental. .
O Bairro de Santiago está localizado no centro da cidade de Aveiro e acolhe uma comunidade bastante heterogénea a nível de nacionalidades, para além da portuguesa, destacam-se as nacionalidades cabo-verdiana, guineense, santomense, angolana, moçambicana, timorense, chinesa e venezuelana. Existe também presença da etnia cigana. Apesar desta riqueza, verifica-se que o projeto identificou pouco intercâmbio cultural entre os diversos povos da comunidade.
Este é também um território caracterizado por uma numerosa população idosa, em risco de isolamento social, e a forte presença de estudantes universitários que, segundo um estudo realizado pelo Departamento de Educação e dos SASUA da UA, "... não criam relações de vizinhança fortes".
O bairro de Santiago é um lugar privilegiado no que respeita aos seus espaços exteriores. Apesar disso, verifica-se pouca utilização dos mesmos por parte dos moradores.
São estas características que moldam os objetivos do projeto, que age com base na ação colaborativa em torno de quatro janelas, que terão sempre como horizonte a mobilização das habitantes e grupos do bairro para:
- 1 – Criar de grupos de apoio à comunidade e incentivar a prática de voluntariado;
- 2 – Criar e organizar eventos e espaços "culturalmente acolhedores";
- 3 – Fomentar a prática de exercício físico e um estilo de vida saudável, organizando eventos desportivos, e promovendo ações no âmbito da sustentabilidade e da educação ambiental;
- 4 – Promover ações de formação e capacitação de líderes ambientais, e integração das atividades na Rede Lusófona de Educação Ambiental (REDELUSO), criada com o intuito de promover a cidadania global e ação ambiental.
Para saberes mais, podes acompanha a página de Facebook do projeto.