Dispositivos de Monitorização
O projeto MAPEAR usou dois tipos de dispositivos de monitorização: fixos e móveis.
Os dispositivos fixos são instalados num local em contacto com o ar externo, dentro das imediações de uma escola ou num dos núcleos da ASPEA. A figura seguinte mostra um desses tubos instalados.
Durante as campanhas de monitorização, que tiveram lugar durante os meses de Outubro e Novembro, foram realizadas medições com os seguintes dispositivos:
1. Dispositivo de monitorização de Gases
O dispositivo de monitorização de gases é um dispositivo open source desenvolvido pela ASPEA constituído pelos componentes descritos na Figura seguinte. Este dispositivo pode fazer medições de gases através de 4 canais com sensores MOS independentes. Pode portanto detectar 4 tipos diferentes de gases: Dióxido de Azoto (NO2), Componentes Aromáticos Voláteis (VOCs), Álcoois e Monóxido de Carbono (CO).
2. Dispositivo de monitorização de Partículas
O dispositivo de medição de partículas escolhido é um aparelho open source desenvolvido inicialmente pelo projeto luftdaten.info, da Universidade de Estugarda e agora mantido pela sensor.community. É constituído pelos componentes descritos na Figura abaixo, medindo partículas micrométricas PM2.5 e PM10.
3. Decibelímetro
O decibelímetro mede a intensidade das ondas sonoras na escala logarítmica de decibéis. Este é um instrumento comercial, cujas características estão enumeradas na Figura abaixo.