Cursos e Oficinas

Criado em sexta-feira, 21 agosto 2020

Durante o projeto MAPEAR foram realizadas 12 oficinas acreditadas de curta duração. As primeiras 6 oficinas versaram sobre a implementação do projeto, enquanto que as últimas foram oficinas de Democracia, Participação Pública e Cidadania Ativa.

Oficinas_Mapear
Curso de Formação MAPEAR - Bragança

As oficinas de implementação do projeto foram em modalidade presencial. A oficina está dividida em 4 módulos, sendo o primeiro de abordagem teórica sobre a apresentação do projecto, objectivos, tarefas e actividades em que a escola participará.

O segundo módulo abordará os conceitos teóricos de base na área da qualidade do ar e ruído ambiente, legislação vigente, boas práticas ambientais para a defesa da saúde pública em centros urbanos e exemplos de outras plataformas colaborativas de ciência cidadã. Estes módulos foram realizados em sala de aula, com recurso a métodos expositivos e activos, de reflexão e discussão de estudos de caso e análise de documentação de referência a utilizar nas tarefas posteriores do projecto.

Oficinas_Mapear
Curso de Formação MAPEAR - Braga

Os terceiro e quarto módulos são constituídos por uma abordagem teórico-prática, em que os formandos irão aprender a manusear as sondas paramétricas de qualidade do ar e ruído, aquisição de dados através de uma saída de campo demonstrativa, utilização de uma plataforma de georreferenciação para inserção dos dados monitorizados e o cálculo e tratamento dos dados recolhidos. Com base numa metodologia colaborativa de aprendizagem activa, ambos os módulos pressupõem a utilização de novas tecnologias de medição e monitorização ambiental, bem como a exploração de software para a recolha e tratamento de dados.

Oficinas_Mapear
Oficina de Democracia, Participação Pública e Cidadania Ativa

 

As oficinas de Democracia, Participação Pública e Cidadania Ativa foram, por seu lado, realizadas por videoconferência, através da plataforma zoom.

Oficinas_Mapear
Curso de Formação MAPEAR - Horta

O ​ workshop foi dividido em 2 módulos, sendo o primeiro correspondente a um tutorial de acompanhamento e avaliação das tarefas realizadas pelos alunos e docentes até ao momento, bem como o esclarecimento de dúvidas, orientação e organização das actividades posteriores a desenvolver no MAPEAR.

O segundo módulo foi sobre a participação pública e a cidadania activa enquanto processos de democracia participativa acessível aos jovens, onde a abordagem é teórico-prática, recorrendo a exposição de conceitos e matérias de participação pública local em órgãos públicos autárquicos e regionais. Foi também testada a intervenção na formulação e comunicação de políticas públicas em ambiente.

Oficinas_Mapear
Curso de Formação MAPEAR - Aveiro

Tivemos ainda uma sessão especial da parte prática de uma oficina de implementação com uma turma do Agrupamento de Escolas Mário Sacramento, em Aveiro.

O plano de formação completo pode ser encontrado através deste link, onde estão enumerados os tópicos e conteúdos de cada oficina, assim como informações sobre a ASPEA, os formadores e um breve enquadramento das ações de formação.

Os conteúdos de formação estão acessíveis através dos seguintes links:

 

Logos_MAPeAR_FA